23 de agosto de 2021

Vereador denuncia vazamento, possivelmente da decomposição de corpos, das gavetas de sepultamento

Vereador denuncia vazamento, possivelmente da decomposição de corpos, das gavetas de sepultamento
Representação é assinada pelos vereadores Bigode da Capoeira, Rafael Pacheco e Alcio Ikeda.

Um vídeo gravado no Cemitério de Adamantina e publicado nas redes sociais pelo vereador Bigode da Capoeira, neste domingo (22) denuncia o vazamento de líquido, supostamente da decomposição de corpos, nos módulos de sepultamento em gavetas horizontais.

No local, o vereador mostra o ponto onde há vazamento, e diz que já teria feito o mesmo alerta aos representantes da Prefeitura, em momentos anteriores, porém sem sucesso na sensibilização dos gestores para a solução do problema.

Depois de tomar conhecimento do vídeo, publicado pelo vereador, o SIGA MAIS esteve no Cemitério na manhã desta segunda-feira (23) e confirmou o teor da denúncia. Assista:

Se confirmada a origem humana dos materiais que vazam do local de sepultamento, os mesmos são altamente contaminantes, com riscos a quem eventualmente possa ter contato com os rejeitos, e ao meio ambiente.

Diante do esgotamento da capacidade de novos sepultamentos no único cemitério de Adamantina, a Prefeitura decidiu pelo nova estrutura, que entrou em operação há dois anos.

Em agosto de 2019 o poder púbico municipal divulgou que a iniciativa era modelo para outras cidades. O texto produzido pela Prefeitura de Adamantina, na época, foi publicado pela imprensa.

Porém, a nova estrutura  gera críticas por familiares das pessoas sepultadas. Os familiares não ficam confortáveis À dinâmica de sepultamento, que foge do que é tradicional no espaço.

Moradores próximos do cemitério também reclamam e desconfiam da segurança e funcionalidade do sistema.

Em recente entrevista à TV Folha Regional, o prefeito Márcio Cardim concordou que o modelo verticalizado de sepultamento, instalado eu sua administração no Cemitério de Adamantina, causa constrangimento às pessoas. “Para nós (Administração) também era uma coisa nova, mas tínhamos que dar uma solução imediata porque não tinha mais espaço para abertura de túmulos no chão. Mas esperamos conseguir solucionar de vez essa questão com a ampliação do cemitério convencional”, disse.

De acordo com a reportagem do Folha Regional, a proposta é ampliar o Cemitério para a área em frente, ao lado do Velório da Saudade, o que está em estudos. A decisão definitiva deve ser tomada no ano que vem.

 

Fonte: Siga Mais

Compartilhe esta notícia

Ouça Ao Vivo

Apoio Cultural

As mais lidas de hoje

Apoio Cultural

As mais lidas da semana

Apoio Cultural

As mais lidas do mês