27 de dezembro de 2020

Várias aglomerações são registradas em Adamantina em plena pandemia da Covid-19

Várias aglomerações são registradas em Adamantina em plena pandemia da Covid-19

Em meio à alta incidência de casos de Covid-19 e sob a fase vermelha do Plano SP, de restrição extraordinária máxima às atividades econômicas, um grande público, formado principalmente por jovens, tem se reunido nas noites e madrugadas, em dois locais, em Adamantina. Um dos pontos é o Parque dos Pioneiros. O outro é um loteamento aberto localizado nas proximidades do estádio municipal.

 

Apuração apontou que neste fim de semana os dois locais receberam público. Não há observância ao distanciamento social nem ao uso obrigatório de máscaras. Na noite deste sábado (26) os dois locais tinham público, simultaneamente. Já na madrugada de hoje (27), grande parte do público do Parque dos Pioneiros se deslocou ao loteamento, juntando-se aos que já estavam por lá.

 

Uma passagem pelos locais revelou a presença de veículos com placas de cidades da região, o que indica a participação de moradores de municípios vizinhos, ampliando assim o intercâmbio e os riscos de uma eventual transmissão do novo coronavírus. O risco é maior ainda considerando a presença de parentes em visita a familiares, na cidade.

 

As aglomerações e o não uso das máscaras de proteção facial contrariam todas as recomendações das autoridades, já que o contato de proximidade, sem a barreira física possibilitada pelas máscaras, potencializa os riscos de transmissões da Covid-19.

Na noite de sábado uma viatura da Polícia Militar foi vista passando pelos dois locais.

Mobilização pelas redes e pouca visibilidade.

 

Entre os frequentadores dos dois locais há, de certa forma, a consciência de que as aglomerações não são permitidas, neste momento de pandemia, ao mesmo tempo que são criticadas por grande parte da sociedade. Prova disso é que os “chamados” para esses eventos se dão em grupos de mensagens, sobretudo no WhatsApp, sem que tenham visibilidade aberta.

 

Aparentemente há outra regra consensual: não fazer postagens abertas (públicas) de fotos e vídeos das aglomerações nas redes sociais. Tanto é que são poucos os registros que permitem visualização pública.

 

Porém, mesmo assim, há postagens que eventualmente são marcadas como públicas, em stories nas redes sociais, ou vazam dos grupos restritos. A partir dessas imagens é possível visualizar a dimensão das aglomerações.
Números levantados na manhã deste domingo (27) junto à Santa Casa de Adamantina, mostram que o hospital tem 10 pacientes internados com Covid-19, sendo 3 na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 7 na enfermaria.

 

Fonte: Adamantinanet

 

Compartilhe esta notícia