O prefeito André Lemos determinou que sejam apuradas as responsabilidades quanto a aplicação da vacina covid em 80 pessoas, que estava com a data de validade vencida, no município de Dracena.
O chefe do Executivo está acompanhando de perto o ocorrido e salienta a preocupação com o desenvolvimento da campanha na cidade, para que tudo ocorra dentro da mais perfeita ordem.
As doses vencidas pertenciam ao lote 4120Z001, do fabricante Oxford-AstraZeneca e foram aplicadas nos dias 14 e 15 de abril.
A Secretaria Municipal de Saúde ressalta que nestes dias foram aplicadas doses de outros lotes também que estavam dentro da normalidade, portanto pessoas que foram nestes dois dias (14 e 15) receber o imunizante devem se atentar ao número do lote. Ainda informa que essas que receberam as doses fora do prazo de validade serão monitoradas por 30 dias, a partir da data de aplicação e não têm motivo para entrarem em pânico.
A partir de hoje, 23, equipes da Vigilância Epidemiológica da cidade iniciarão visitas a essas pessoas para orientação. Esclarece que tal situação já foi comunicada ao Grupo de Vigilância Epidemiológica (GVE), de Presidente Venceslau.
O procedimento foi considerado inadequado, a dose será inválida e a orientação é a revacinação após 30 dias com a vacina de outro laboratório.
Informações procure a Sala de Vacina no prédio da Policlínica no bairro São Cristóvão, Rua Dom Bosco n° 47 e pelo telefone 3822-1211, Informa Vacina.
Fonte: Jorge Zanoni