UniFAI realiza Semana Virtual de Ciências Agrárias de 5 a 7 de outubro
Palestras serão transmitidas em plataformas virtuais, por meio dos canais da UniFAI no YouTube e no Facebook
Os cursos de Engenharia Ambiental e Sanitária, Agronomia e Tecnologia em Agronegócios do Centro Universitário de Adamantina (UniFAI) realizam conjuntamente, de 5 a 7 de outubro, a Semana de Ciências Agrárias 2020.
Devido às restrições impostas pelas ações de enfrentamento à pandemia do novo coronavírus (Covid-19), o evento deste ano, que conta com apoio da Pró-Reitoria de Ensino, será realizado totalmente em plataformas virtuais, por meio dos canais da UniFAI no YouTube (youtube.com/unifaiadamantina) e Facebook (facebook.com/unifaiadamantina).
“A Semana de Ciências Agrárias da UniFAI sempre é uma motivação tanto para os professores como para os alunos porque traz temas atuais dentro da agropecuária e, cujo objetivo principal, é transmitir conhecimento para todos os participantes”, disse o coordenador dos cursos de Agronomia e Tecnologia em Agronegócios, Prof. Dr. Fabrício Rimoldi.
No primeiro dia, segunda-feira, 5 de outubro, estão previstas duas palestras. Das 19h30 às 20h30, a Prof.ª Dra. Clélia Maria Mardegan falará sobre “Agricultura orgânica/agroecológica: um caminho e seus desafios”. A palestrante é doutora em Ciências Biológicas (Botânica) pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp) de Botucatu, formada em Agronomia pela Unesp de Jaboticabal, tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em recuperação de áreas degradadas, extensão rural e apicultura. Ela é professora no Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium (UniSalesiano) em Lins, no curso de Engenharia Agronômica.
Na sequência, das 20h40 às 21h40, o tema abordado será “Rastreabilidade, rotulagem e código de barras para vegetais frescos, em atendimento a Inc 01/2018”, pelo engenheiro agrônomo Maurício Konrad. Ele possui graduação e mestrado em Engenharia Agronômica pela Unesp de Ilha Solteira. Atualmente é assistente agropecuário da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI) em Adamantina e tem experiência na área de irrigação, manejo e conservação de solos.
Para a terça-feira, dia 6, também estão agendadas duas palestras. A primeira delas, a partir das 19h30, falará sobre o “Manejo da fertilidade do solo em sistema de integração lavoura-pecuária”, com a participação do Prof. Dr. Luiz Paulo Montenegro de Miranda, que é doutor em Produção Vegetal pela Unesp. Atualmente ele é professor da Faculdade de Engenharia Agronômica do UniSalesianode Lins e trabalha na assistência técnica a produtores rurais com certificação fitossanitária concedida pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e pela Secretaria de Defesa Agropecuária (SDA).
Das 20h40 às 21h40 do mesmo dia, o representante técnico de vendas da Syngenta Proteção de Cultivos, Fernando Dantas da Mata, ministrará palestra sobre o “Manejo de doenças na cultura da soja”. O convidado é graduado em Agronomia pela UniFAI e atuou na Cooperativa Agrícola Mista de Adamantina (CAMDA) durante os anos de 2016 e 2017.
Para encerrar a Semana de Ciências Agrárias na quarta-feira, 7, a Prof.ª Dra. Mônica Ferreira de Abreu fará, das 19h30 às 21h30, uma “Análise de solo: a importância e os diferentes métodos de análise”. Ela possui graduação, mestrado e doutorado em Química pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e atualmente é pesquisadora científica nível VI do Instituto Agronômico de Campinas. Tem experiência na área de Química Analítica voltada para a Agronomia, com ênfase em análise química de solos e plantas, atuando principalmente nos temas de análise de solo, análise de substrato, análise de plantas, extratores multinutrientes e determinação de metais pesados.
Durante as transmissões será disponibilizado um QR Code para que o participante registre sua presença, conferindo, assim, direito a um Certificado de Participação.
Por Daniel Torres