UniFAI lança edital para projetos de pesquisa dos programas de bolsas de Iniciação Científica
As inscrições serão recebidas até 30 de novembro para projetos de pesquisas do Probic e do Pivic
A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (ProPPG) do Centro Universitário de Adamantina (UniFAI) lançou na sexta-feira, 7, o Edital 025/2022 para submissão e seleção de projetos de pesquisa do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica (Probic/UniFAI) e do Programa Voluntário de Iniciação Científica (Pivic/UniFAI), com vigência de janeiro a dezembro de 2023.
As inscrições serão recebidas até 30 de novembro de 2022 e o resultado final está previsto para dia 21 de dezembro deste ano.
Todas as normas e modelos estão disponíveis no Edital. “A princípio, as bolsas estão destinadas apenas às remanescentes do Edital 006/2022, no entanto, temos um projeto de lei em tramitação na Câmara dos Vereadores e, caso seja aprovada, teremos mais bolsas de IC a serem oferecidas para todos os departamentos”, esclareceu a Prof.ª Dra. Márcia Zilioli Bellini, pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação.
De acordo com o Edital, farão parte do programa de incentivo financeiro os dez primeiros projetos classificados de cada departamento, sendo que os incentivos remanescentes referente ao Edital 06/2022 serão oferecidos aos primeiros colocados seguindo alguns critérios.
“Os departamentos de Exatas/Agrárias e de Humanas dispõem de um incentivo do Probic/UniFAI cada, remanescente do Edital 006/2022. Portanto, ao primeiro projeto classificado de cada departamento (Exatas/Agrárias e Humanas) será concedido um incentivo financeiro de R$ 400 aos alunos orientandos e aos professores orientadores serão atribuídas quatro horas/aula, durante todo o período de desenvolvimento da pesquisa (até 12 meses). Os departamentos de Ciências Biológicas e Medicina não dispõem de incentivo Probic/UniFAI remanescente do Edital 006/2022; os demais projetos classificados farão parte do Pivic/UniFAI. Os projetos classificados entre os dez primeiros colocados e que não foram selecionados para o programa Probic, serão enquadrados no programa Pivic e aos professores orientadores serão atribuídas duas horas/aula, conforme Portaria nº 13, de fevereiro de 2022, durante todo o período de desenvolvimento da pesquisa (até 12 meses)”, imprime o Edital.
É importante lembrar que a inscrição deverá ser realizada pelo professor orientador, que será o pesquisador responsável pelo projeto. As inscrições serão feitas, impreterivelmente, pela plataforma Dreamshaper e a documentação enviada ao e-mail [email protected], em PDF, com a especificação no assunto do e-mail: “Probic/UniFAI e o nome do Pesquisador Responsável”.
“É a UniFAI acreditando na Pesquisa e cumprindo as metas estabelecidas no nosso Plano de Desenvolvimento Institucional”, concluiu a pró-reitora da ProPPG.
Por Daniel Torres