2 de julho de 2020

Teste de vacina de covid-19 funciona e Pfizer pode produzir 1 bi de doses

Teste de vacina de covid-19 funciona e Pfizer pode produzir 1 bi de doses

Com os resultados positivos, a Pfizer viu suas ações subirem mais de 4% na bolsa americana

Testes de duas dosagens em 24 voluntários saudáveis mostrou que, após 28 dias, o grupo desenvolveu níveis mais altos de anticorpos contra o Sars CoV-2.

A BioNTech afirmou que os testes de duas dosagens da vacina “BNT162b1” em 24 voluntários saudáveis mostraram que, após 28 dias, os pacientes desenvolveram níveis mais altos de anticorpos para Covid-19 do que os normalmente observados em pessoas infectadas.

A mais alta entre as duas doses – ambas administradas em duas injeções com diferença de três semanas – foi seguida por uma febre curta em três dos quatro participantes após a segunda aplicação.

Uma terceira dosagem, testada em uma concentração mais alta em um grupo separado, não foi repetida devido à dor da injeção. Os resultados foram apresentados em um pré-print, publicação ainda não revisada por outros cientistas e por revistas científicas.

“Esses primeiros resultados de testes mostram que a vacina produz atividade imune e causa uma forte resposta”, disse o co-fundador e CEO da BioNTech, Ugur Sahin.

Sahin afirmou que estão sendo preparados ensaios mais amplos para confirmar se isso se traduz em proteção contra uma infecção real. A Pfizer diz que “caso o estudo de segurança e eficácia seja bem-sucedido e a vacina receba aprovação regulamentar, as empresas esperam fabricar até 100 milhões de doses até o final de 2020 e potencialmente mais de 1,2 bilhão de doses até o final de 2021”.

Vacina mais avançada

O Ministério da Saúde do Brasil anunciou no último 27 de junho uma parceria para a pesquisa e produção nacional da vacina contra a Covid-19 desenvolvida pela Universidade de Oxford, do Reino Unido, e a farmacêutica AstraZeneca. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), esta é a vacina mais avançada em desenvolvimento contra a doença do Sars CoV-2.

A vacina experimental “ChAdOx1 nCoV-19” iniciou os testes em humanos em estágio inicial da vacina em abril, tornando-a uma das poucas que alcançaram esse marco.

Ao todo, 50 mil pessoas serão testadas em todo o planeta – 30 mil nos Estados Unidos e outras em países da África e Ásia. No Brasil, pelo menos 5 mil voluntários entre 18 e 55 anos serão vacinados. A ideia é anunciar os resultados até setembro e, se tudo correr bem, entregar as vacinas já em outubro.

 

Fonte – Marília Urgente

Compartilhe esta notícia

Ouça Ao Vivo

Apoio Cultural

As mais lidas de hoje

Apoio Cultural

As mais lidas da semana

Apoio Cultural

As mais lidas do mês