15 de junho de 2021

Técnicos do Euroclima+ participam de capacitação pelo Senar

Técnicos do Euroclima+ participam de capacitação pelo Senar
Curso ocorreu de 24 a 28 de maio

De 24 a 28 de maio, os especialistas em extensão rural do Programa Euroclima+ do Centro Universitário de Adamantina (UniFAI), o engenheiro agrônomo Jorge Felipe Soares Pinheiro e a médica veterinária Vanessa Ribeiro dos Santos Alonso, participaram da capacitação de Operação e Manutenção de tratores pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).

 

O curso ofereceu o básico para o exercício da ocupação em tratores agrícolas. Foi iniciado com a teoria sobre prevenção de acidentes no trabalho, segurança no trabalho – uso de EPI´s, componentes do trator agrícola, motor, transmissão, pontos de engates, embreagem, freios, verificação de manutenção, escolha da marcha em função do trabalho, tipos de câmbio, acoplamentos de implementos ao trator e óleos lubrificantes (motor, câmbio, transmissão, direção hidráulica, hidráulico).

 

O encerramento ocorreu com a prática sobre a manutenção do trator. “A finalização do curso envolveu a troca de óleo motor, filtros de combustível, sistema de arrefecimento, caixa de transmissão, lubrificação com graxas, regulagem de embreagem, freios, correia do alternador, dirigibilidade do trator, engate das máquinas agrícolas como roçadoras, arados, grade aradora, grades niveladoras e subsoladores”, afirma Vanessa.

 

 

Euroclima+

O Euroclima+ é um programa financiado pela União Europeia para promover o desenvolvimento ambientalmente sustentável e resiliente ao clima em 18 países da América Latina, em particular para o benefício das populações mais vulneráveis.

O Programa é implementado sob o trabalho sinérgico de sete agências: Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento – AECID (Agencia Española de Cooperación Internacional para el Desarrollo), Agência Francesa de Desenvolvimento – AFD (Agence Française de Développement), Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal), Expertise France (EF), Fundação Internacional e para Iberoamérica de Administração e Políticas Públicas (FIIAPP), Sociedade Alemã de Cooperação Internacional – GIZ (Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit GmbH) e ONU Meio Ambiente.

Esse programa recebe cofinanciamento do Governo da Alemanha através do Ministério Federal de Cooperação Econômica e Desenvolvimento (BMZ) assim como dos governos da França e da Espanha.

 

Fonte:  Vanessa Ribeiro dos Santos Alonso

Revisão de Priscila Caldeira

Compartilhe esta notícia

Ouça Ao Vivo

Apoio Cultural

As mais lidas de hoje

Apoio Cultural

As mais lidas da semana

Apoio Cultural

As mais lidas do mês