11 de março de 2021

Surto de Covid atinge quase 100 detentos e três funcionários da Penitenciária

Surto de Covid atinge quase 100 detentos e três funcionários da Penitenciária

Fato gera preocupação dos órgãos de saúde do Município

Segundo informações obtidas de forma extraoficial pela reportagem do jornal e site Folha Regional, 91 detentos e três funcionários da Penitenciária de Flórida Paulista foram diagnosticados com Covid-19.

 

Apesar de solicitada sobre os fatos, a Secretaria de Administração Penitenciária (SAP) não respondeu aos questionamentos e solicitações de dados para elaboração de matéria jornalística encaminhadas cerca de 24 horas antes desta publicação, o que ocorreu na manhã de quarta-feira (10).

 

Fontes seguras ligadas ao corpo profissional da penitenciária dão conta de que um surto da doença atingiu a unidade prisional no mês passado e que alguns dos reeducandos ainda estariam contaminados.

 

Uma testagem em massa teria sido realizada em 1.503 presos e 122 servidores constatando-se então a infecção e alastramento da doença em quem está dentro e fora das grades daquele presídio.

 

Tal situação alavancou o número de infectados pela doença no município, já que com os resultados emitidos e mesmo estando sob custódia do Estado, os presos contam como população de Flórida Paulista.

 

Procurado pela reportagem do jornal e site Folha Regional, o secretário municipal de saúde Aguinaldo Adelino Carvalho, destacou que um fator importante fator a ser observado e que gera o “alerta” aos órgãos competentes é a capacidade das unidades de atendimento de Flórida Paulista que não comportam atender um grande número de pacientes, caso haja a necessidade de internações, consultas e outros procedimentos deste gênero.

 

 

Nossa reportagem entrou em contato com o presidente do SIFUSPESP – Sindicato dos Funcionários do Sistema Prisional do Estado de São Paulo que deve se manifestar através de nota.

 

Até a publicação desta matéria a SAP não havia se posicionado sobre o assunto.

 

Fonte: Folha Regional

 

Compartilhe esta notícia

Ouça Ao Vivo

Apoio Cultural

As mais lidas de hoje

Apoio Cultural

As mais lidas da semana

Apoio Cultural

As mais lidas do mês