18 de abril de 2019

Subamos para Jerusalém!

Subamos para Jerusalém!

Subamos para Jerusalém!

*João Francisco Ricardo Baptista

Se soubesse que teria apenas mais uma semana de vida, o que você faria? Sacaria todo o dinheiro do banco e faria sua adiada viagem dos sonhos? Gastaria o que tinha e o que não tinha para aproveitar seus últimos momentos de vida nesta terra? Procuraria se acertar com Deus e com as pessoas e viver estes últimos dias de maneira correta?

Sinceramente não sei o que passaria em minha mente diante de uma situação assim, porém, sei o que Jesus fez em sua última semana aqui na terra: Ele cumpriu a vontade do Pai! Não deveríamos cumprir a vontade de Deus apenas no momento derradeiro, mas durante toda a nossa vida.

Na última semana de vida terrena, Jesus seguiu seu caminho para a cidade de Jerusalém. Este foi o modo que Jesus predisse aos seus discípulos. Mais de uma vez, Ele disse: “Eis que subimos a Jerusalém, e se cumprirá no Filho do homem tudo o que pelos profetas foi escrito; pois há de ser entregue aos gentios, e escarnecido, injuriado e cuspido; e, havendo-o açoitado, o matarão; e ao terceiro dia ressuscitará” (Lc 18.31-33).

Jerusalém foi o lugar onde Jesus atingiu o ponto culminante da vontade do Pai. “Não procuro a minha vontade, mas a vontade daquele que me enviou” (Jo 5.30). Toda a sua vida teve um alvo. Todos os episódios felizes ou decepcio­nantes por que Cristo passou tinham este objetivo. Cristo poderia pensar apenas em si mesmo nessa hora, mas não. Ele pensou em algo maior, quando disse: “subamos para Jerusalém”.

Subir para Jerusalém significa abrir mão das nossas vontades, vaidades e desejos. Significa cumprir os propósitos de Deus em nossas vidas, mesmo que nesta semana venhamos a nos deparar com a cruz.

Sentimos nós também este impulso, inquestionável, de fazer a vontade do Pai? Desejamos ter a mente de Cristo, de maneira a que nos gastemos, morramos, se necessário, para que outras pessoas encontrem a paz nEle?

Subir para Jerusalém significa seguir em frente, mesmo que tenhamos que “encarar a cruz” desafiante do dia-a-dia, dos percalços e dos dilemas que nos afligem, mas na certeza que o domingo glorioso vai logo chegar, e com ele a vitória.

 

João Francisco Ricardo Baptista, é graduado em Teologia pela Universidade Metodista de São Paulo (Umesp), editor do IR – Informativo Regional, da Igreja Metodista na 5ª RE, e pastor na Igreja Metodista em Adamantina (SP).

 

Compartilhe esta notícia