A Justiça suspendeu as visitas presenciais aos presídios de São Paulo devido ao aumento do número de casos e mortes de coronavírus no estado, informou a Secretaria da Administração Penitenciária (SAP). Com a decisão, desde quarta-feira (3) os encontros entre detentos e parentes só poderão ser feitos pela internet.
Não há prazo inicial para a medida ser revogada. A decisão ocorreu após o governo do estado de SP colocar todos os municípios na fase vermelha do Plano SP, com o fechamento do comércio de rua, academias e cabeleireiros, dentre outros serviços não-essenciais.
Segundo a SAP, os agendamentos das visitas virtuais poderão ser feitos para encontros entre parentes e detentos nos 178 presídios do estado. O programa já havia sido implantado em 2020, após a primeira onda de propagação da doença.
Somente podem marcar a visita pela internet o familiar que estiver cadastrado no rol de visitas dos detentos. Para o acesso, basta entrar no site da SAP (www.sap.sp.gov.br) e selecionar a opção Conexão Familiar – Visita Virtual.
No site também há vídeos explicando como será o agendamento e o passo a passo para a conexão virtual. As visitas virtuais vão ocorrer aos sábados e domingos, das 8h às 16h.
Fonte: G1