SP-294 terá áreas de parada para cargas especiais em Lucélia e Santa Mercedes
Ao todo serão 11 áreas destinadas aos veículos pesados, de transportes de cargas excepcionais.
A Eixo SP Concessionária de Rodovias inicia neste mês de janeiro a construção de PCE’s (Paradas de Cargas Especiais), nas rodovias que administra. Na Rodovia Comandante João Ribeiro de Barros (SP-294), trecho da Nova Alta Paulista, serão duas: em Lucélia e Santa Mercedes.
Segundo a Concessionária, ao todo serão 11 áreas destinadas aos veículos pesados, de transportes de cargas excepcionais com restrição de horário de tráfego. As baias, de cerca de 100 metros, pavimentadas, sinalizadas e separadas do eixo principal a uma distância segura, vão permitir ao motorista programar sua viagem com as paradas necessárias ao atendimento à legislação.
Conforme divulgou a Eixo SP, as obras terão início em Santa Mercedes, no quilômetro 670+300 da SP-294; e em Itirapina. Veja a localização das 11 novas PCE´s:
Duas paradas já existentes na Rodovia Washington Luís (SP-310), nos quilômetros 209+500 e 214+200, serão reformadas.
Descanso e mobilidade
A administração pela Eixo SP de 12 rodovias que interligam 62 municípios paulistas da prevê mais investimentos que irão favorecer o transporte de cargas. Entre elas, já está em curso a operação assistida do sistema de pesagem em movimento de caminhões na SP-310 – Rodovia Washington Luis, no km 197+100, em Corumbataí.
O WIM (Weigh In Motion), como é chamado na livre tradução o Sistema de Pesagem em Movimento, trata-se de balanças que permitem a pesagem dos caminhões em movimento. Pela tecnologia, é possível registrar o peso, tamanho e outras medidas do veículo de carga sem que haja necessidade de entrar nas balanças ou nos Postos Gerais de Fiscalização (PGFs). O sistema também entrará em operação na SP-294, na região de Marília.
Outro salto em infraestrutura que contribuirá com a qualidade da jornada de trabalho destes profissionais será a construção, programada também para iniciar em 2022, de nove áreas de descanso para caminhoneiros. As nove unidades terão capacidade para receber 450 motoristas por dia.
As áreas de descanso terão cerca de 20 mil m² de área construída, portaria para acesso de entrada e saída 24 horas, pátio de estacionamento com vagas demarcadas e espaço totalmente iluminado, além de monitoramento por câmeras. A infraestrutura das edificações contempla refeitório com micro-ondas e mesas, lavanderia, sala de tevê com bancos e sofás, sanitários e chuveiros com boxes e vestiário, feminino e masculino, fraldário, além de armários individuais. Para a comodidade dos caminhoneiros, as áreas interna e externa terão conexão wi-fi.
Fonte: Aqui Lucélia