27 de dezembro de 2020

Soldado Natália Sólis: o sonho da carreira militar

Soldado Natália Sólis: o sonho da carreira militar
Cabo Alves é inspiração para a carreira da filha - Foto: Arquivo pessoal

A profissão de policial militar exige respeito, disciplina e, acima de tudo, comprometimento com a comunidade. A missão não é nada fácil! Porém, acaba se tornando mais prazerosa quando existe um exemplo na família. Como é o caso da soldado-PM Natália Sólis da Silva, 22 anos, que terminou o curso de formação no começo de dezembro. Por inspiração do pai, deu uma pausa na faculdade quando viu a oportunidade de alcançar o sonho de se tornar militar.
“Minha filha, desde muito novinha, ainda no colo, já posava em fotos dentro de viatura, com a boina da Polícia Militar”, relembra o cabo-PM Mário Alves da Silva, 50 anos, atualmente na 3ª Companhia do 25º BPM/I (Batalhão de Polícia Militar do Interior), em Osvaldo Cruz. O policial, que também seguiu os passos do irmão mais velho, conta que a jovem sempre esteve envolvida nos eventos e projetos da instituição, inclusive, recebeu o certificado de policial mirim na formatura da Escolinha de Ciclismo Mirim Califórnia – quando ela usou uma farda pela primeira vez, na época, com 8 anos.
A fotografia foi compartilhada em diversas páginas no Facebook, ao lado da imagem mais recente. O que chama a atenção é o ângulo que mostra o antes e depois da jovem na carreira. Atualmente no 3º BPM/M (Batalhão de Polícia Militar Metropolitano), Natália afirma que recorda daquele dia, e da admiração pelo trabalho que só cresceu ao acompanhar a atuação do pai. “Me lembro que, quando criança, inúmeras vezes, ficava ao lado dele no serviço durante o dia, gostava de participar das solenidades”, explica.
Mesmo com o sonho alcançado, a soldado quer ir ainda mais longe. O objetivo? O tão desejado concurso para a Academia de Polícia Militar do Barro Branco, que forma oficiais. Mas, antes disso pretende terminar a faculdade de Direito, que precisou interromper devido ao curso de formação de soldados.

“Coração fica apertado”

Assim como em todas as fases da vida, ela conta com o apoio do pai. “Fiquei com muito orgulho por ela ter escolhido essa missão tão importante e difícil ao mesmo tempo. O coração fica apetado por saber de tudo o que ela irá enfrentar em sua carreira. Mas ela tem meu total apoio em todas as suas decisões”, salienta Alves.
Por conta da pandemia, a formatura, que costuma reunir amigos e familiares, precisou ser readaptada e ocorreu de maneira particular. Na ocasião, foram adotadas medidas sanitárias adicionais de segurança como forma de proteger os participantes do ato solene e minimizar os riscos de propagação. Apesar da distância, Natália agradece ao exemplo que tem dentro de casa: “Meu pai é sinônimo de força, proteção, determinação e com certeza de honestidade. É muito importante para mim que ele me apoie sempre, em qualquer escolha que eu faça sei que ele estará do meu lado”.

Por: O Imparcial Presidente Prudente-  ROBERTO KAWASAKI
Foto: Lucas Mello/Cedida

Compartilhe esta notícia