19 de janeiro de 2022

Só vemos bem com o coração

Só vemos bem com o coração

Nós precisamos continuamente nos dar conta da beleza da vida, embora existam problemas. E problemas todo mundo tem, não é? O importante é não deixar que eles sejam mais importantes do que a nossa felicidade. Uma das frases mais famosas do livro O Pequeno Príncipe, um clássico de Antoine de Saint-Exupéry, “Só se vê bem com o coração, o essencial é invisível aos olhos.” A linguagem e o que dela se extrai em sabedoria correspondem à experiência de quem descobre a bondade do outro. Quem olha o outro com óculos escuros, só perceberá nele o lado escuro. Passarão despercebidos a luz, a claridade, a bondade, a brandura e o amor. Somente quando olhar o meu próximo com meu coração farei justiça a ele. Mas o pressuposto é que meu coração seja bom e não um lugar cheio de sentimentos destrutivos. Aquele cujo coração é um antro de maldade, não pode ver o bem nem reconhecer o bem do outro.

O mais importante é invisível aos olhos. Os olhos veem a superfície, percebem como são as feições dos outros, percebem a irritação, a insatisfação, o fechamento, a dureza, a aflição e o pesar. O coração vê mais fundo. Ele enxerga por trás do rosto da pessoa. Ele vê dentro do coração. E ali percebe se há o desejo ser boa, de estar em paz consigo mesmo e com o mundo. O desejo de entregar a sua vida a Deus e encontrar em Deus a salvação, entrando em harmonia consigo mesma. O mais importante numa pessoa está invisível, mas também o mais importante do mundo é invisível. Isso é interessante.

A arte de viver consiste em ver com o coração e somente quando olho com o coração encontro na beleza da flor o seu criador e na árvore meu próprio desejo de estar bem enraizado num chão profundo. Só então sinto ao contemplar uma árvore o desejo de crescer e desabrochar de tal forma que outros encontrem segurança na minha sombra e consolo em minha proximidade. Só o coração vê em tudo os vestígios daquela realidade. A certeza de olhar no rosto de cada pessoa, de cada pedra e de cada árvores e sentir que existe amor em tudo a sua volta. E esse amor tem um lugar, tem uma fonte, o amor vem de Deus. Olhe com o coração e não só com a razão. Sugiro que faça esse exercício. Olha a sua volta com o coração aberto.

 

 

Padre Ezequiel Dal Pozzo

Compartilhe esta notícia

Ouça Ao Vivo

Apoio Cultural

As mais lidas de hoje

Apoio Cultural

As mais lidas da semana

Apoio Cultural

As mais lidas do mês