O Ministério da Saúde divulgou, nesta terça-feira (17), que as plataformas Conecte SUS, e-SUS Notifica e SI-PNI estão fora do ar após uma tentativa de invasão. De acordo com a pasta, o sistema passa por uma manutenção corretiva, com previsão de retorno para as 16h.
A tentativa de acesso indevido foi identificada pelo Departamento de Informática do SUS (Datasus), na segunda-feira (16).
De acordo com o ministério, os acessos foram suspensos com o objetivo de resguardar as informações e a manutenção não causou impacto nos dados das plataformas.
Ataque cibernético
Em dezembro de 2021, o site do Ministério da Saúde foi alvo de um ataque cibernético que tornou indisponíveis diversos dados epidemiológicos relacionados à pandemia de Covid-19.
No dia 12 de janeiro, o ministério anunciou o restabelecimento total dos sistemas afetados pelo ataque hacker, afirmando que não houve perda de informação.
“Os nossos sistemas e as informações de Covid-19, como casos, óbitos e da Campanha de Vacinação, são guardados na nuvem. O hacker conseguiu acessar a nuvem e excluiu os nossos sistemas. Não são sistemas de prateleira, que você apaga e coloca um CD ou pen-drive e reinstala. Quando o sistema é excluído, precisa reconstruí-lo porque ele é personalizado e construído especificamente para o Ministério da Saúde”, disse o secretário-executivo Rodrigo Cruz na ocasião.
Fonte: CNN Brasil