17 de maio de 2022

Sistemas do Ministério da Saúde estão fora do ar após tentativa de invasão

Sistemas do Ministério da Saúde estão fora do ar após tentativa de invasão
Tentativa de acesso indevido foi identificada pelo Departamento de Informática do SUS (Datasus) na segunda-feira (16)

Ministério da Saúde divulgou, nesta terça-feira (17), que as plataformas Conecte SUS, e-SUS Notifica e SI-PNI estão fora do ar após uma tentativa de invasão. De acordo com a pasta, o sistema passa por uma manutenção corretiva, com previsão de retorno para as 16h.

A tentativa de acesso indevido foi identificada pelo Departamento de Informática do SUS (Datasus), na segunda-feira (16).

De acordo com o ministério, os acessos foram suspensos com o objetivo de resguardar as informações e a manutenção não causou impacto nos dados das plataformas.

Ataque cibernético

Em dezembro de 2021, o site do Ministério da Saúde foi alvo de um ataque cibernético que tornou indisponíveis diversos dados epidemiológicos relacionados à pandemia de Covid-19.

No dia 12 de janeiro, o ministério anunciou o restabelecimento total dos sistemas afetados pelo ataque hacker, afirmando que não houve perda de informação.

“Os nossos sistemas e as informações de Covid-19, como casos, óbitos e da Campanha de Vacinação, são guardados na nuvem. O hacker conseguiu acessar a nuvem e excluiu os nossos sistemas. Não são sistemas de prateleira, que você apaga e coloca um CD ou pen-drive e reinstala. Quando o sistema é excluído, precisa reconstruí-lo porque ele é personalizado e construído especificamente para o Ministério da Saúde”, disse o secretário-executivo Rodrigo Cruz na ocasião.

 

Fonte: CNN Brasil

Compartilhe esta notícia