16 de abril de 2020

Sincomércio Alta Paulista comunica desligamento do Comitê de Contingenciamento do Coronavírus de Adamantina

Sincomércio Alta Paulista comunica desligamento do Comitê de Contingenciamento do Coronavírus de Adamantina
Sérgio Vanderlei, presidente do Sincomercio Alta Paulista - Foto - Rádio Life.

Decisão foi comunicada através de ofício logo após reunião na manhã desta quinta-feira (16)

Na manhã desta quinta-feira (16), o presidente do Sincomercio Alta Paulista, Sérgio Vanderlei, comunicou o desligamento da entidade do Comitê de Contingenciamento do Coronavirus de Adamantina e várias sugestões apresentadas ao Executivo Municipal, no sentido de tentar flexibilizar as medidas restritivas.

Seguem os ofícios:

A
MÁRCIO CARDIN
DD. Prefeito do Município de Adamantina-SP
N E S T A. –

Através deste e após reunião realizada na manhã de quinta-feira (16), a diretoria do SINCOMERCIO NOVA ALTA PAULISTA (Sindicato Patronal do Comércio Varejista de Adamantina e Região), entidade filiada à FEDERAÇÃO DO COMÉRCIO DE BENS E SERVIÇOS DO ESTADO DE SÃO PAULO, neste ato representada por seu presidente Sérgio Vanderlei da Silva, vem mui respeitosamente comunicar o desligamento a partir desta data do COMITÊ DE CONTIGENCIAMENTO DO CORONAVÍRUS DE ADAMANTINA.

Entendemos perfeitamente as preocupações relacionadas à Saúde e “as medidas de enfrentamento e contingenciamento da disseminação do vírus no âmbito do Município de Adamantina”. Entendemos perfeitamente também a limitação de flexibilização do Poder Executivo em relação às recomendações do Ministério Público e ao Decreto Estadual.

O que não podemos aceitar é o fato “de não ser prerrogativa do município de Adamantina querer fazer diferente”, pois entendemos que além das questões relacionadas à Saúde, esta pandemia traz graves problemas econômicos e financeiros. Entendemos ser sim prerrogativa do Poder Executivo tentar achar soluções que possam contemplar ou pelo menos amenizar, em conjunto, as questões Saúde e Economia.

Entendemos ser sim primordial salvar vidas, mas entendemos que salvar vidas é também garantir emprego, renda e comida às famílias do nosso município.

O fechamento de empresas e o desemprego em massa, com toda certeza, trará consequências graves como fome, desesperança, doenças diversas, aumento da violência, além de inúmeros outros problemas que poderíamos aqui citar e que chegarão de alguma forma “na porta” do Poder Público.

Ao expor exemplos estudados e praticados em outros municípios dentro do Comitê, a intenção do SINCOMERCIO foi a de apenas contribuir para com a discussão, na tentativa de fazer o Poder Executivo encontrar uma linha de trabalho que possa contribuir para as duas questões, Saúde e Economia. JAMAIS tivemos a intenção de desmerecer qualquer preocupação ou trabalho de membros do Comitê.

Por fim, ainda nesta tentativa de contribuição, deixamos em anexo uma lista de sugestões para o Poder Público estudar, a fim de amenizar a grave crise econômica já instalada em nosso município. Sabemos das limitações, mas sabemos que para muitas ações são necessárias coragem e competência.

Agradecemos e rezamos para que Deus oriente nossos gestores na condução dos melhores caminhos.

Adamantina, 16 de abril de 2020.

SERGIO VANDERLEI DA SILVA
Presidente do SINCOMERCIO
Conselheiro do SESC/SP

 

FLEXIBILIZAÇÃO

COMÉRCIO EM GERAL – com as portas fechadas, permissão de atendimento interno para um cliente por vez, além dos serviços de delivery e drive thru. As empresas deverão dispensar todos os funcionários relacionados no grupo de risco. Fica obrigatório o uso de máscaras pelos funcionários, além da disposição do álcool em gel para funcionários e clientes.

SALÕES DE BELEZA, BARBEARIAS E AFINS – com as portas fechadas, permissão de atendimento interno para um cliente por vez, com agendamento e hora marcada. Fica obrigatório o uso de máscaras pelos profissionais e a esterilização dos equipamentos, além da disposição do álcool em gel para clientes.

MOTO-TAXI – permitido o atendimento desde que os clientes usem o próprio capacete e o profissional faça a esterilização de equipamentos e veículos a cada corrida.

ACADEMIAS DE GINÁSTICAS – com as portas fechadas, permissão de atendimento interno para um cliente por vez, com agendamento e hora marcada. Fica obrigatório o uso de máscaras pelos profissionais e a esterilização dos equipamentos, além da disposição do álcool em gel para clientes.

ENDURECIMENTO

BANCOS E LOTÉRICAS – controle de filas internas e externas, os bancos têm condições para isso, fazendo a distância mínima de 2 metros entre as pessoas.

SUPERMERCADOS – atendimento prioritário para idosos em horário determinado e a permissão de apenas uma pessoa por família dentro dos estabelecimentos.

AGENTES PÚBLICOS – diminuição dos salários durante o período de 90 dias para uso dos recursos em ações para o contingenciamento do coronavírus, como a compra e distribuição de máscaras entre a população.

 

Adamantina, 16 de abril de 2020.

 

SERGIO VANDERLEI DA SILVA
Presidente do SINCOMERCIO
Conselheiro do SESC/SP

Compartilhe esta notícia