As servidoras do Centro Universitário de Adamantina Jesana Silva de Lima e Prof.ª Dra. Fulvia Veronez produziram um artigo sobre evasão no Ensino Superior, que foi publicado na revista científica Brazilian Journal of Development, sob o ISSN 2525-8761.
O artigo, intitulado “Evasão no Ensino Superior: um estudo de caso de um centro universitário”, tem como objetivo levantar as causas que levaram alunos da instituição a se evadirem no período entre 2015 a 2019.
“O artigo foi escrito após a realização de um estudo minucioso e poderá auxiliar a Reitoria na implementação de ações de combate à evasão. O que se espera é que os resultados desta pesquisa auxiliem na discussão sobre a temática dentro do Centro Universitário e em outras instituições de ensino superior (IES) que passam pelo mesmo problema. Diante dos resultados apresentados, a IES poderá planejar ações para minimizar esta situação”, ressalta a autora Jesana Lima, escriturária responsável pela Pró-Reitoria de Ensino (PROENS).
A pró-reitora de Ensino e também autora do artigo, Prof.ª Dra. Fulvia Veronez, destaca que a produção científica é um importante papel do professor doutor. “Na Pró-Reitoria, vemos a necessidade de obter dados fidedignos para planejar as intervenções. Assim, a escriturária Jesana, que tem pós-graduação em Ensino Superior e participa integralmente das ações da PROENS, se colocou à disposição para essa pesquisa. Ficamos felizes com o resultado que atendeu mais do que a necessidade da instituição”, diz.
Para a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Prof.ª Dra. Márcia Zilioli Bellini, o estudo publicado traz uma análise detalhada sobre a evasão no Ensino Superior, focado especificamente no Centro Universitário de Adamantina. “Os resultados revelam importantes percepções sobre os desafios enfrentados pelos estudantes e as possíveis estratégias para lidar com esse problema. Essa pesquisa é fundamental para a compreensão do cenário educacional e a busca por soluções mais efetivas para promover a retenção de alunos. A PROPPG entende que políticas de incentivo à publicação científica devam ser instauradas em nossa Instituição de Ensino, ressaltando a importância desse tipo de ação para implantação de futuros programas de Pós-Graduação e Grupos de Pesquisa”, afirma.
Por Jéssica Nakadaira