2 de agosto de 2023

Servidoras do Centro Universitário têm artigo publicado em revista científica

Servidoras do Centro Universitário têm artigo publicado em revista científica
Artigo foi publicado na revista científica Brazilian Journal of Development

As servidoras do Centro Universitário de Adamantina Jesana Silva de Lima e Prof.ª Dra. Fulvia Veronez produziram um artigo sobre evasão no Ensino Superior, que foi publicado na revista científica Brazilian Journal of Development, sob o ISSN 2525-8761.

O artigo, intitulado “Evasão no Ensino Superior: um estudo de caso de um centro universitário”, tem como objetivo levantar as causas que levaram alunos da instituição a se evadirem no período entre 2015 a 2019.

“O artigo foi escrito após a realização de um estudo minucioso e poderá auxiliar a Reitoria na implementação de ações de combate à evasão. O que se espera é que os resultados desta pesquisa auxiliem na discussão sobre a temática dentro do Centro Universitário e em outras instituições de ensino superior (IES) que passam pelo mesmo problema. Diante dos resultados apresentados, a IES poderá planejar ações para minimizar esta situação”, ressalta a autora Jesana Lima, escriturária responsável pela Pró-Reitoria de Ensino (PROENS).

A pró-reitora de Ensino e também autora do artigo, Prof.ª Dra. Fulvia Veronez, destaca que a produção científica é um importante papel do professor doutor. “Na Pró-Reitoria, vemos a necessidade de obter dados fidedignos para planejar as intervenções. Assim, a escriturária Jesana, que tem pós-graduação em Ensino Superior e participa integralmente das ações da PROENS, se colocou à disposição para essa pesquisa. Ficamos felizes com o resultado que atendeu mais do que a necessidade da instituição”, diz.

Para a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Prof.ª Dra. Márcia Zilioli Bellini, o estudo publicado traz uma análise detalhada sobre a evasão no Ensino Superior, focado especificamente no Centro Universitário de Adamantina. “Os resultados revelam importantes percepções sobre os desafios enfrentados pelos estudantes e as possíveis estratégias para lidar com esse problema. Essa pesquisa é fundamental para a compreensão do cenário educacional e a busca por soluções mais efetivas para promover a retenção de alunos. A PROPPG entende que políticas de incentivo à publicação científica devam ser instauradas em nossa Instituição de Ensino, ressaltando a importância desse tipo de ação para implantação de futuros programas de Pós-Graduação e Grupos de Pesquisa”, afirma.

 

Por Jéssica Nakadaira

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