12 de maio de 2020

Semana da Matemática 2020 da UniFAI é realizada em ambiente virtual

Semana da Matemática 2020 da  UniFAI é realizada em ambiente virtual
Semana da Matemática 2020 da UniFAI é realizada em ambiente virtual; atividades são postadas diariamente, no período de 6 a 13 de maio, via Instagram e Facebook

Em tempos de distanciamento social por conta da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), docentes e alunos recorrem à criatividade para dar continuidade às atividades acadêmicas.

Esse é o caso dos cursos de Graduação do Centro Universitário de Adamantina (UniFAI). Para não deixar o Dia da Matemática, comemorado em 6 de maio, passar em branco, alunos e professores desse curso tiveram uma ideia interessante: “que tal fazer a Semana da Matemática no ambiente virtual?”.

“No início do ano havíamos nos programado para desenvolver uma semana de atividades diferenciadas junto aos alunos do curso, em comemoração ao Dia da Matemática. Esta genial iniciativa da professora Adriana [Pereira dos Santos], apoiada por todos os demais docentes do curso de Matemática, vem para mostrar que a tecnologia (que também conta com uma grande colaboração da matemática para existir) pode nos proporcionar um meio para realizarmos coisas incríveis”, comentou a Prof.ª Ma. Simone Leite Andrade, coordenadora do curso.

Com isso, decidiu-se que a Semana da Matemática 2020 seria realizada via Instagram e Facebook. “Durante essa Semana estamos tendo postagens diárias. Os alunos de Matemática entram nas postagens que os professores preparam, leem e compartilham. Foi uma forma que encontramos, também, de divulgar nosso curso”, contou a Prof.ª Ma. Adriana Pereira dos Santos, idealizadora do evento.

Assim, cada um de sua casa, estudantes de diversas turmas de Matemática da UniFAI participam da atividade que teve início na última quarta-feira, 6, e se estende até a próxima quarta, 13.

“Em cada dia da semana uma turma tem uma função. Na sexta-feira [dia 8] é dia do 5º termo, então, todos os alunos dessa turma vão postar um vídeo ou uma atividade diferenciada para podermos discutir. No sábado, 9, será a vez do 3º termo e, na sequência, mesmo sendo domingo [dia 10], do 1º termo. No dia 12, os alunos do 5º termo farão alguns relatos e no último dia, 13, vamos fazer os melhores momentos da nossa Semana com as postagens que tiveram maior alcance, maior divulgação”, detalhou Adriana.

Todas as postagens são de cunho científico, a maioria delas do próprio Instituto de Matemática. Há também lives diariamente com assunto escolhido pelos alunos.

“É claro que a ação presencial para este tipo de atividade é insubstituível. No entanto, para continuarmos mantendo as atividades planejadas com todos em segurança, foi uma opção plenamente viável, diferente e criativa”, observou Simone Leite.

O Dia da Matemática

O dia 6 de maio é conhecido como o Dia Nacional da Matemática em homenagem ao professor carioca Júlio César de Mello e Souza (1895 – 1974), que usava o pseudônimo Malba Tahan, um professor, educador, pedagogo, conferencista, matemático e escritor brasileiro que contribuiu muito com a matemática.

O Dia Nacional da Matemática, 6 de maio, dia do nascimento de Malba Tahan, foi instituído pela Lei nº 12.835, de 26 de junho de 2013, pela então presidente Dilma Rousseff.

“É preciso, ainda, não esquecer que a Matemática, além do objetivo de resolver problemas, calcular áreas e medir volumes, tem finalidades muito mais elevadas. Por ter alto valor no desenvolvimento da inteligência e do raciocínio, é a Matemática um dos caminhos mais seguros por onde podemos levar o homem a sentir o poder do pensamento, a mágica do espírito. A Matemática é, enfim, uma das verdades eternas e, como tal, produz a elevação do espírito – a mesma elevação que sentimos ao contemplar os grandes espetáculos da Natureza, através dos quais sentimos a presença de Deus, Eterno e Onipotente!”, publicou Malba Tahan em 1961.

 

Por Daniel Torres

Compartilhe esta notícia