19 de maio de 2020

Secretário de Saúde de Adamantina afirma que o setor trabalha para oferecer segurança para poder reivindicar a reabertura do comércio

Secretário de Saúde de Adamantina afirma que o setor trabalha para oferecer segurança para poder reivindicar a reabertura do comércio

O cenário ainda exige cuidados, porém, cumpridas as medidas de segurança a tendência é de melhora

O Secretário de Saúde do município de Adamantina, Gustavo Tanigushi Rufino, falou com a reportagem do jornalismo da Life FM, na manhã desta terça feira (19), quando destacou o trabalho da secretaria no sentido de combater a pandemia do coronavírus e sobre as ações de combate a Covid-19 no município.

O secretário detalhou os números da pandemia no município, destacando que Adamantina não apresentou nesta segunda-feira (18), nenhum caso positivo de COVID-19 e eis exames recebidos tiveram os resultados negativos para a doença.

Com isso, Adamantina segue com 75 notificações, 09 que aguardam resultados, 37 casos negativos, 54 monitoramentos encerrados, 29 casos positivos, nenhum óbito suspeito e 02 óbitos confirmados.

Gustavo Rufino ainda falou sobre os testes que o município recebeu dos órgãos oficiais do Governo Federal e Estadual e ainda outros mil testes de covid-19 que foram adquiridos com recursos próprios e que foram entregues também nesta segunda feira.

Segundo Gustavo Rufino, secretário de saúde do município, a aplicação dos testes segue normas do Ministério da Saúde.

Os testes deverão ser aplicados em pessoas cujo sintomas sejam compatíveis com síndrome gripal e tenham se iniciado há pelo menos 8 dias, em indivíduos com quadro de sintomas graves, complicações respiratórias agudas, caracterizado por sensação febril ou febre, em idosos com sinais de agravamento, como sincope, confusão mental, sonolência excessiva, irritabilidade e inapetência.

Os testes, também deverão ser realizados em profissionais da saúde e da segurança pública, que continuam em atividade, e em pessoas com diagnóstico de síndrome gripal que residam no mesmo local que estes profissionais.

Idosos com 60 anos ou mais que: sejam residentes em instituições de longa permanência de idosos (ILPI); portadores de comorbidades de risco para complicação de COVID-19, e; demais pessoas sintomáticas com idade igual ou superior a 60 anos.

A Secretaria Municipal de Saúde e Prefeitura do Município de Adamantina reforça que o isolamento social é a maneira mais eficaz de prevenir a COVID-19. Siga a quarentena, as orientações de higiene e limpeza. E, se for necessário sair de casa, utilize a máscara de proteção facial.

Ainda segundo Gustavo Rufino, a Secretaria de Saúde de Adamantina está trabalhando com afinco para poder oferecer a segurança necessária para que o município possa reivindicar uma flexibilização para a reabertura do comércio junto ao Tribunal de Justiça.

Secretaria Municipal de Saúde de Adamantina.

Redação – Kako de Oliveira

Compartilhe esta notícia