O programa apresentou sete iniciativas estratégicas para fortalecer a educação municipal, das quais cada cidade deve implementar ao menos quatro.
As ações incluem: acompanhamento da frequência e busca ativa para reduzir evasão; avaliação municipal de aprendizagem; reforço escolar; formação continuada dos profissionais; gestão escolar mais estruturada; repasse direto de recursos às escolas por meio do Programa Dinheiro na Escola Municipal; e políticas de valorização por desempenho dos servidores da educação.
“A parceria com o Instituto Libertas e o intercâmbio com Joinville trouxeram novos aprendizados e caminhos para melhorar o desempenho dos estudantes”, afirma a secretária de educação, Beth Meirelles.
Conheça as ações que foram implementadas e/ou reforçadas
“Sua presença faz diferença – Cada presença é uma peça que faz tudo se encaixar!”
O projeto “Sua presença faz diferença – Cada presença é uma peça que faz tudo se encaixar!” foi implantado em todas as escolas da rede municipal, da creche ao 5º ano, para estimular a frequência escolar por meio de ações de acompanhamento, busca ativa e valorização da presença.
Em fase piloto desde o segundo bimestre, cada escola adaptou as estratégias à sua realidade, mantendo o foco no acolhimento e no sentimento de pertencimento dos alunos.
Entre as ações realizadas estão a criação de murais de chamadinha e registros diários de presença, atividades de construção da identidade, fortalecimento da comunicação com as famílias, rodas de conversa, acolhimento dos estudantes após períodos de ausência e ações de busca ativa.
Avaliação de Aprendizagem Municipal
Neste ano, a pasta intensificou a realização da Avaliação de Aprendizagem Municipal. Agora, são feitas três etapas ao longo do ano para todas as modalidades de ensino.
“O processo cria um ciclo contínuo de diagnóstico e intervenção, permitindo planejar ações pedagógicas mais precisas e oferecer reforço aos estudantes que mais precisam”, comenta Viviane Pereira de Souza, assessora técnico-pedagógica da pasta.
Sem objetivo de aprovar ou reprovar, as avaliações funcionam como instrumentos pedagógicos para orientar professores, acompanhar o desenvolvimento das habilidades e melhorar as práticas de ensino, possibilitando intervenções mais assertivas nas escolas.
Programa de Reforço Escolar: “Educar com Equidade –
Recompondo Aprendizagens-
Essa iniciativa dá apoio aos alunos que apresentam dificuldades em leitura, escrita e matemática, tendo como base as práticas da Mentoria de Educação do programa Prefeitura de Excelência.
As intervenções são realizadas no horário regular das aulas com atendimento semanais e organizados por nível de aprendizagem. Para acompanhar a evolução, a avaliação é feita de forma contínua e periódica, assim é possível reorganizar os grupos tendo como base o progresso de cada aluno.
Programa de Formação Continuada
Além das ações desenvolvidas com alunos, foi ampliado o Programa de Formação Continuada que objetiva dar aos professores e gestores qualificação profissional que resulte de forma direta na aprendizagem dos estudantes.
As capacitações são uma prática iniciada na gestão anterior e mantida pela gestão atual, sendo ofertadas em parceria com o Estado, o Ministério da Educação e instituições especializadas — com destaque para os programas Alfabetiza Juntos SP, Pro-LEEI e o Mentoria de Diretores (Proditec), voltados ao fortalecimento da gestão escolar.
Além disso, o município ofereceu a formação “Ler e Compreender: enunciados e estratégias de leitura” para professores do Ensino Fundamental, fornecendo estratégias práticas para aprimorar leitura, interpretação e compreensão textual, contribuindo para a melhoria dos índices de aprendizagem.
“A secretaria tem como objetivo expandir essa formação para a Educação Infantil no próximo ano, fortalecendo o desenvolvimento das habilidades de leitura desde os primeiros anos escolares”, explica Ana Paula Tarifa, assessora técnico-pedagógica.
Programa de Gestão Escolar
Além disso, o Programa de Gestão Escolar que consiste no processo de designação de diretores de EMEIs e EMEFs também está sendo melhorado.
O município mantém o processo seletivo interno fundamentado em critérios técnicos, mérito e participação da comunidade escolar.
O Edital nº 004/2023/SME organiza as etapas de inscrição, apresentação de proposta de trabalho e avaliação por comissão composta por representantes da Secretaria de Educação, professores, servidores, pais e Conselho Municipal de Educação.
Entre os requisitos, estão formação adequada, experiência no magistério e apresentação de plano de trabalho escrito e oral.
Para conhecer mais sobre as iniciativas desenvolvidas pela Secretaria de Educação de Adamantina, acesse: https://www.adamantina.sp.gov.
—
