9 de setembro de 2021

Secretaria de Saúde de Adamantina e UniFAI desenvolvem projeto “Grupo de Luto”

Secretaria de Saúde de Adamantina e UniFAI desenvolvem projeto “Grupo de Luto”

Os efeitos da pandemia são devastadores para a saúde mental. Por esse motivo, teve início em Adamantina, em uma iniciativa da Prefeitura de Adamantina, por meio da Secretaria de Saúde e do curso de Psicologia da UniFAI, chamado de o “Grupo de Luto”.

 

Essa ação propõe discutir vivências e aprendizado por meio das trocas e minimizar o processo de luto.

 

Integram o projeto as alunas formandas do curso de psicologia, a professora doutora Fúlvia de Souza Veronez, docente supervisora de estágios de psicologia e pró-reitora de ensino da UNIFAI e, ainda, pessoas que tiveram perdas repentinas de algum familiar, seja por COVID-19 ou cardiopatia.

 

De acordo com a docente supervisora, a importância do projeto se faz na troca de experiências, na identificação com outras vivências onde as falas do próprio grupo se faz terapêutico.

 

“Além disso, há a possibilidade de quebrar o tabu para falar sobre a morte e demais aspectos em torno do assunto”, afirma. Para integrar o grupo, estão sendo convidados familiares de falecidos por mortes repentinas e que estavam hospitalizados nos últimos meses deste ano.

 

A professora doutora ainda explica que o impacto da perda de um ente querido de forma repentina pode causar inúmeras alterações na vida de uma pessoa, provando, muitas vezes, agravos e alterações nos desempenhos emocionais e cognitivos.

 

“A morte repentina e inesperada de um ente querido é considerada complicadora para elaboração do luto normal, podendo desencadear problemas psicológicos como a depressão e a ansiedade”, assegura.

 

Ainda segundo Fúlvia, o luto é um processo natural do ser humano que acontece à medida que a pessoa se encontra em privação da figura e tende a ser elaborado e superado por meio da adoção de novos comportamentos.

 

“Em nome do curso de psicologia UNIFAI agradecemos a secretaria de saúde que cedeu o espaço físico para realização do grupo”, finaliza.

 

Fonte: Assessoria de Imprensa

Compartilhe esta notícia