10 de julho de 2019

Secretaria de Saúde de Adamantina divulga dados sobre intensificação de combate à dengue

Secretaria de Saúde de Adamantina divulga dados sobre intensificação de combate à dengue

A Prefeitura de Adamantina, por meio da Secretaria de Saúde, produziu um relatório a fim de informar sobre as ações de combate a dengue que a pasta tem executado.

Durante todo o mês de junho a ação de intensificação aos criadouros do mosquito Aedes Aegypti foi executada por meio do uso de larvicidas e controle mecânico (eliminação de recipientes com água parada), em todos os bairros da cidade.

Na primeira semana do mês passado foram visitados 2.784 imóveis. Desse total, em 1.609 foram encontrados possíveis criadouros do Aedes Aegypti, 37 casas com larvas e os agentes de saúde executaram o controle mecânico em 404 residências.

Entre os dias 10 e 15 de junho, 2.879 residências receberam a visita dos agentes de saúde. Em 1.472 imóveis foram observados possíveis criadouros do mosquito do dengue, 26 imóveis com larvas e o controle mecânico foi feito em 304 casas.

Na terceira semana de junho, 2.673 casas foram visitadas. Do total vistoriado, em 1.345 foram encontrados possíveis criadouros do Aedes Aegypti, 270 com larvas e o controle mecânico foi executados em 419 casas.

De 24 a 29 de junho, a ação dos agentes de saúde foi executada em 2.817 casas e desse total, em 931 casas foram encontrados possíveis criadouros, 18 com larvas e em 608 o controle mecânico foi executado.

A coordenadora do controle de vetores, Francine de Brito Alves, explica que todos os bairros da cidade foram visitados e o larvicida aplicado, porém os trabalhos continuam.

Conforme Francine, foram observadas muitas larvas em garrafas retornáveis, garrafas pet, pneus, vasos sanitários, baldes, lonas, bebedouros de animais, vasos de plantas, depósito de água, piscinas, ralos e bandeja de geladeira.

“Os agentes estão encontrando muitas larvas nas residências. As visitas são mensais, porém o ciclo de vida do mosquito é de 7 dias entre o ovo e o mosquito adulto, por isso pedimos que os cuidados com os quintais continuem semanalmente”, finaliza.

 

PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE ADAMANTINA
Jornalista Natacha Dominato

Compartilhe esta notícia