Conforme o Climatempo, a previsão é de que não haverá chuva nos próximos dias no município. Apesar disso, a Secretaria de Saúde continua executando diversas ações com o objetivo de combater o mosquito Aedes aegypti.
Conforme dados da Vigilância Epidemiológica, até a última sexta-feira (9), foram confirmados 624 casos positivos de Dengue e 6 de Chikungunya, sendo um caso nos bairros Jamil de Lima, Vila Cicma, Vila Joaquina e Centro e mais dois no Jardim Brasil.
Os agentes comunitários de saúde (ACS) continuam visitando as residências e informando os moradores sobre as doenças causadas pelo mosquito, sintomas e riscos, bem como sobre as medidas de prevenção.
Os profissionais ainda orientam sobre a importância de verificar a presença de larvas ou de mosquitos transmissores e mostram ainda onde eles proliferam com maior facilidade.
Cabe ainda aos agentes orientarem e acompanharem os moradores na remoção, destruição e/ou vedação de objetos que possam servir de criadouros de mosquitos.
Além dos agentes comunitários de saúde (ACS), os agentes de controle de vetores (ACV) também atuam, mas nos imóveis não residenciais com o mesmo foco de identificar e remover criadouros do mosquito.
O ACV ainda é responsável por vistoriar e aplicar o larvicida em pontos estratégicos e quando há casos suspeitos ou confirmados no território, realizam “controle de criadouros” nas residências próximas ao caso, além de busca ativa de pessoas com sintomas de Dengue em conjunto com o ACS e em áreas com casos já confirmados realizam a nebulização casa a casa.
“Pedimos mais uma vez que a população colabore. Receba os agentes, pois são eles que fazem a vistoria das casas, aplicam o larvicida e realizam a nebulização quando necessário. Somente juntos poderemos combater o mosquito!”, afirma a secretária de saúde, Elisabete Cristina Jacomasso Marquetti
Sintomas
O munícipe que apresentar febre repentina e sintomas como: dor de cabeça, prostração, dores musculares e/ou articulares e dor atrás dos olhos – deve procurar de forma a unidade básica de saúde mais próxima de sua casa.
Fonte: Assessoria de Imprensa