8 de janeiro de 2020

Secretaria de Saúde de Adamantina alerta sobre os perigos da dengue durante o período de chuvas

Secretaria de Saúde de Adamantina alerta sobre os perigos da dengue durante o período de chuvas
Foto - Prefeitura de Adamantina alerta sobre os perigos da dengue em época de chuva.

Com a chegada do verão, ocorrem as famosas chuvas da estação e, também, o combate contra o mosquito Aedes Aegypti.

A Prefeitura de Adamantina, por meio da Secretaria de Saúde, reforça todas as indicações para que os munícipes contribuam para prevenção da dengue. Além das visitas rotineiras nas casas, a Prefeitura realiza orientações para os moradores sobre como cuidar de seu imóvel e prevenir o surgimento do mosquito.

A coordenadora do controle de vetores, Francine de Brito Alves, afirma que a vistoria feita pelo munícipe deve ser semanal. “Uma vez por semana vistoriar a residência, com atenção aos objetos que possam acumular água, tais como prato/pingadeira e bebedouro de animais. As garrafas retornáveis devem ser guardadas de boca para baixo, as caixas d’água devem estar sempre tampadas e o armazenamento de pneus deve ser em local coberto, assim como lonas e encerados. Todo o objeto que não tiver utilidade deve ser descartado corretamente, para manter o quintal limpo e livre do acesso de mosquitos”.

Francine alerta também para os sintomas da dengue, tais como: dor de cabeça, febre, dor nos olhos e articulações, manchas vermelhas na pele, coceira e, em casos mais graves, dores abdominais e náuseas. “Caso o munícipe tenha esses sintomas deve procurar a Estratégia de Saúde mais próxima a sua residência, evitar tomar remédios por conta própria e, caso faça exames particulares, procure notificar a doença em uma Unidade de Saúde para que a Prefeitura possa agir no controle da doença e combate ao mosquito”, completa.

 

 

PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE ADAMANTINA
Jornalista Ludhmila Jorge

Compartilhe esta notícia

Ouça Ao Vivo

Apoio Cultural

As mais lidas de hoje

Apoio Cultural

As mais lidas da semana

Apoio Cultural

As mais lidas do mês