Os professores participaram da formação intitulada “Ler e compreender: Enunciados e estratégias de leitura para melhorar índices avaliativos”, realizada na ETEC Eudécio Luiz Vicente sob a direção da Profª Drª Renata Junqueira de Souza.
A atividade reuniu docentes do Ensino Fundamental, coordenadores pedagógicos e equipe técnica da pasta para discutir estratégias práticas de leitura e compreensão leitora, com foco na melhoria do desempenho dos estudantes em avaliações internas e externas.
Essa ação integra o conjunto de iniciativas locais alinhadas ao Compromisso Nacional Criança Alfabetizada.
A Educação Infantil também foi contemplada com a realização da I Oficina Pedagógica: Estratégias e recursos para trabalhar na Pré-Escola, que teve como público os professores da segunda etapa da Educação Infantil.
A oficina teve como objetivo oferecer subsídios didáticos para potencializar a aprendizagem das crianças, com foco no brincar, na linguagem e na consciência fonológica, entre outros aspectos.
Essa oficina foi um desdobramento da formação “Preditores da Alfabetização”, realizada nos dias 03, 10 e 17 do mês de junho nas EMEIs Ciclo 2 (pré-escola), e elaborada pela assessora técnica pedagógica da Educação Infantil, Ana Paula Tarifa e pela fonoaudióloga educacional do município, Vanessa Paloni Fiorani.
A proposta visa ampliar os conhecimentos dos professores sobre os aspectos do desenvolvimento infantil que impactam diretamente no processo de alfabetização, fortalecendo as bases para o sucesso escolar nos anos seguintes.
—