3 de março de 2022

Secretaria de Assistência Social de Adamantina esclarece dúvidas a respeito do cadastro no CadÚnico

Secretaria de Assistência Social de Adamantina esclarece dúvidas a respeito do cadastro no CadÚnico

A Prefeitura de Adamantina, por meio da Secretaria de Assistência Social, vem registrando aumento na busca pelo cadastramento no Cadastro Único, que é uma iniciativa do Governo Federal usada para identificar e conhecer as famílias que estão enquadradas como de baixa renda.

Como forma de auxiliar no preenchimento dos dados assim como na análise da documentação para o possível recebimento dos benefícios, a pasta tem disponibilizado um agendamento a fim de atender as pessoas que tem procurado pelo serviço.

“A demanda está alta em virtude dos reflexos da pandemia. Por isso, é necessário fazer o agendamento, pois diariamente nossa equipe tem atendido 32 pessoas”, explica a secretaria da pasta, Andreia Regina Ribeiro.

Muitos munícipes tem procurado a secretaria, pois acreditam que, por terem recebido o Auxílio Emergencial, podem ser cadastrar no CadÚnico, mas não é assim que acontece.

De acordo com a equipe responsável pelos cadastros, os critérios divulgados pelo Governo na época para o Auxílio Emergencial eram abrangentes e isso não acontece com o CadÚnico.

Para fazer o cadastro, a pessoa precisa receber até três salários mínimos por família e após avaliação do Governo Federal, os benefícios são concedidos de forma automática.

Assim como a inclusão nos benefícios, cabe ainda ao Governo Federal fazer o bloqueio a partir dos dados que estão disponíveis no sistema. “Por isso, ressaltamos a importância da atualização sempre constante do Cadastro Único”, afirma.

A equipe ainda orienta que em caso de dados conflitantes ou sem a devida atualização, o benefício pode ser cortado sem aviso prévio.

“Estamos à disposição para atender, mas pedimos a compreensão da população, pois a procura está alta, muitos faltam no agendamento ou chegam atrasados e isso dificulta o processo”, finaliza.

Dúvidas ou mais informações podem ser obtidas por meio do telefone (18)3521-1900 ou (18)3521-2011.

Documentos necessários que devem ser apresentados durante o atendimento

– Certidão de Nascimento ou Casamento

– RG e CPF (não pode ser CNH)

– Última conta de luz (mesmo não estando paga)

– Apresentar todos os documentos das pessoas que moram na mesma casa e originais

 

Fonte: Assessoria de Imprensa

Compartilhe esta notícia