Rádio Life FM

Secretaria de Assistência Social de Adamantina apresenta avanços realizados pela pasta de 2017 a 2020

Com o objetivo de prestar contas à população de todas as ações que foram desenvolvidas de 2017 a 2020, a Prefeitura de Adamantina, por meio da Secretaria de Assistência Social, fez um relatório dos avanços realizados que envolvem o que foi executado pela pasta bem como dos equipamentos que estão vinculados a ela.

 

Dentre as atividades realizadas está a criação do Plano Municipal de Promoção, Proteção e Defesa do Direito de Crianças e Adolescentes à Convivência Familiar e Comunitária, Projeto Apadrinhamento Multiplicando Afeto que foi executado com a Casa do Garoto.

 

CRIAÇÃO DE FLUXOGRAMAS DE ATENDIMENTO

Coube a Secretaria de Assistência Social criar alguns instrumentos de gestão como: Fluxograma de Atendimento da Rede de Proteção de Média e Alta Complexidade a Crianças e Adolescentes; Fluxograma de atendimento do serviço de convivência e fortalecimento de vínculos (ASA, Centro de Convivência da Juventude, APAE, Lar dos Velhos, Lar Cristão, IAMA, Casa do Garoto, Instituição Capaz); Fluxograma de atendimento de Proteção social básica, média e de alta complexidade de pessoas adultas, idosas e seus familiares (CRAS, CREAS, NASF,CAPS, Santa Casa, Clinica Pai Nosso Lar, Conselho Municipal do Idoso e Lar dos Velhos); Criação do Fluxograma de Básica, Média e Alta Complexidade para idosos e seus familiares.

 

IMPLANTAÇÃO DE PROTOCOLOS DE ATENDIMENTO

Ainda em 2020, mesmo em meio a pandemia da COVID-19, foi criado o Protocolo da Rede Municipal de Proteção à Criança e ao Adolescente em Situação de Risco para a Violência e o Protocolo de Atendimento de Violência contra a Mulher.

 

O protocolo consiste em um instrumento de trabalho que organiza os fluxos administrativos de uma instituição ou setor interno ou externo, facilitando a comunicação entre os profissionais, estruturando as informações referente aos serviços e, ainda, fortalecendo o trabalho em rede.

 

ADEQUAÇÃO DE LEIS

Além disso, durante os quatro anos, a Secretaria de Assistência Social implantou, implementou e adequou documentos relativos a leis, resoluções e editais do órgão gestor, do Conselho Municipal do Idoso, do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente, Conselho Municipal da Assistência Social, Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência de acordo com as normativas vigentes. Ao todo, foram criados 68 documentos.

 

A pasta realizou a organização de todos os programas, serviços e benefícios fornecidos pelo órgão gestor, pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), pelo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), pelo Centro de Convivência da Juventude (CCJ) e pelo Projeto ASA. Com isso, essas ações passaram a ter 100% de sua funcionalidade, enquanto que em 2017 era de 60%.

 

Fonte: Adamantina Net

Sair da versão mobile