1 de maio de 2020

Santa Casa de Osvaldo Cruz recebe aprovação para atender pacientes com Covid-19

Santa Casa de Osvaldo Cruz recebe aprovação para atender pacientes com Covid-19
Leitos de UTI preparados com respiradores para atender pacientes portadores de Covid-19, na Santa Casa de Osvaldo Cruz - Fotos - Santa Casa.

Área com leitos especiais de UTI com respiradores, já estão prontos e a equipe médica está preparada para os atendimentos

Por conta do estado de pandemia que toma conta do Brasil e do mundo, com o número de casos de pacientes infectados pelo coronavírus crescendo e com muitos óbitos, se faz cada vez mais urgente providências no sentido de preparar a estrutura hospitalar para os atendimentos necessários.

A estrutura da Santa Casa de Misericórdia de Osvaldo Cruz também foi requerida pelos órgãos estaduais de saúde, a DRS de Marília, Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo e Ministério da Saúde, para que se habilitassem leitos de UTI, com respiradores, para o atendimento desses pacientes.

Segundo o administrador da Santa Casa de Osvaldo Cruz, Emerson Renato Bussola, tudo foi feito segundo orientações da DRS de Marília, Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo e Ministério da Saúde, em um entendimento tripartite, município, estado e governo federal.

Depois de preparada, a ala especial montada na Santa Casa de Osvaldo cruz, com oito (06), leitos de UTI, que podem chegar a 10 (dez), com respiradores, mais os leitos de isolamento para pacientes que não necessitem de UTI, apenas de oxigênio, em área de total proteção e para isso está sendo finalizada a obra de expansão de tubulações de ar comprimido com oxigênio hospitalar para essa área.

Depois de tudo pronto, uma equipe da DRS de Marília realizou inspeção na área de isolamento da Santa Casa, conferiu as medidas de isolamento, os equipamentos e a equipe médica, sendo que a aprovação foi emitida na manhã desta quinta feira (30), com autorização para iniciar os atendimentos na manhã desta sexta feira, 1º de maio.

Ainda segundo Emerson Bussola, administrador do hospital, nesta quinta feira já havia sido solicitada vaga para internação na Santa Casa de Osvaldo cruz, porém, a liberação com a aprovação da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo ainda não havia sido emitida, o que aconteceu somente na manhã desta sexta feira.

Até por volta de meio dia desta sexta feira, 1º de maio, ainda não havia sido transferido nenhum paciente para a ala especial de tratamento de pacientes portadores de Covid-19, porém, isso pode acontecer a qualquer momento.

Segundo Emerson Bussola, esse não é o momento de se olhar qualquer tipo de bandeira político-partidária e nem de pensarmos apenas em nós, mas, sim, momento de pensar que somos seres humanos, somos todos irmãos e que estamos precisando uns dos outros.

“Até bem pouco tempo, os nossos pacientes eram transferidos para serem atendidos em outros lugares, agora chegou a nossa vez de recebermos nossos irmãos de fora do município e prestar o melhor atendimento a todos que necessitarem”, disse Emerson.

Ainda segundo a direção do hospital, todos os equipamentos de proteção necessários para o corpo clínico que vai prestar os atendimentos foram providenciados, equipamentos de última geração, que garantem proteção total aos trabalhadores, desde macacões, capotes, viseiras, óculos de proteção, luvas e aventais descartáveis, foram providenciados e já se encontram à disposição da equipe médica e de enfermagem da Santa Casa.

Além dos EPIS, o hospital também preparou uma sala especial de desinfecção e antissepsia para que os profissionais em serviço possam se paramentar e desparamentar com segurança total, de onde sairão de banho tomado e de roupa limpa, enquanto os equipamentos de proteção também serão higienizados para a sequência do trabalho.

Tudo foi feito de acordo com os protocolos da Organização Mundial de Saúde.

 

Da Redação – Informações – Santa Casa de Osvaldo Cruz

Compartilhe esta notícia