22 de março de 2021

Santa Casa de Adamantina: hospital monitora oxigênio e relata dificuldade para comprar kit intubação

Santa Casa de Adamantina: hospital monitora oxigênio e relata dificuldade para comprar kit intubação

A situação da estrutura hospitalar nos atendimentos a pacientes da Covid-19, pela Santa Casa de Adamantina, é monitorada de perto e com especial atenção pelos gestores do serviço, sobretudo em relação ao fornecimento de oxigênio medicinal pela empresa que abastece a unidade de saúde, e a aquisição dos medicamentos do chamado “kit intubação”, como analgésicos e sedativos empregados no procedimento.

 

A preocupação com esses dois itens estratégicos para recuperação de pacientes hospitalizados se dá em todo o país, em razão sobretudo da alta nos casos de internação e ocupação dos leitos de UTI para pacientes Covid-19.

 

Procurado no último sábado (20) pelo portal “siga mais”, o gestor da Santa Casa, frei Mateus Alves, disse em relação ao abastecimento de oxigênio, o hospital informou a empresa fornecedora quanto ao aumento significativo do insumo. Em resposta, a empresa afirmou que até o momento não haveria risco de desabastecimento. “Até quando isso se perdura, eu não sei, levando em consideração o aumento do consumo”, pondera. “Quanto ao abastecimento de sedativos, nossa realidade não se difere da nacional”, adverte. “É um produto com grande procura e pouca oferta”, explica.

 

De acordo com Frei Mateus, ainda há medicamentos para intubação em disponibilidade, porém em quantidade limitada. “Ainda possuímos estoque, porém é finito. Estamos fazendo de tudo para mantermos em um nível maior, porém não está fácil a aquisição”, ressalta. Os sedativos e analgésicos não são usados somente para intubação de pacientes da Covid-19, mas a todas as demais situações de saúde que o procedimento médico exija.

 

O oxigênio medicinal usado pela Santa Casa de Adamantina é armazenado em tanques, abastecido periodicamente pela empresa fornecedora. Dos tanques, os gases medicinais são distribuídos internamente para os leitos, UTI, pronto-socorro e demais serviços de saúde da estrutura hospitalar.

 

UTI COM 100% DE OCUPAÇÃO

No mais recente boletim de casos da Covid-19 na cidade divulgado na sexta-feira (19) pela Prefeitura de Adamantina, com base em dados do dia anterior (18), o poder público informou haver 19 pacientes com Covid-19 hospitalizados na Santa Casa de Adamantina, dos quais 11 são de Adamantina. Destes, 6 estão sob isolamento em leitos de enfermaria e 5 na UTI Covid. Há ainda 8 pacientes de outras cidades, dos quais 3 internados na enfermaria e 5 na UTI.

 

 

Fonte: Adamantina Net

Compartilhe esta notícia

Ouça Ao Vivo

Apoio Cultural

As mais lidas de hoje

Apoio Cultural

As mais lidas da semana

Apoio Cultural

As mais lidas do mês