Saiba como denunciar casos de suspeita e/ou ocorrências de abuso sexual

Relatos podem ser feitos de forma anônima
18 de maio é o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes. A Prefeitura de Adamantina, por meio da Secretaria de Assistência Social e seus equipamentos, preparou uma programação que será realizada durante o mês.
No entanto, além da conscientização, é necessário ainda entender como os casos de suspeita e/ ou ocorrências de abuso sexual podem ser denunciados.
As denúncias podem ser feitas por meio do telefone. Neste caso, o denunciante pode ligar diretamente no Conselho Tutelar de Adamantina, na delegacia de polícia ou, ainda, no Disque 100.
É possível ainda efetuar por escrito por meio da ficha de notificação ou, ainda, o denunciante pode ir acompanhando ou não da criança que sofreu a violência, ao órgão responsável pelo registro e apuração do fato ocorrido.
Se a denúncia for feita no Conselho Tutelar, o denunciante será ouvido e preenchida uma ficha de notificação. Caso a denúncia seja feita na delegacia, um boletim de ocorrência será preenchido.
“Infelizmente, as nossas crianças estão sujeitas às mais diversas situações. Por isso, é fundamental que em caso de suspeita ou de ocorrência a denúncia ocorra. Lembrando que a denúncia pode ser feita de forma anônima. Por isso, não tenha medo e denuncie!”, orienta a diretora do Centro de Referência em Assistência Social, Larissa Noda.
Serviço – O Conselho Tutelar atende na Avenida Capitão José Antônio de Oliveira, 225, prédio onde funcionava a Defesa Agropecuária e é responsável pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente. O telefone é o (18) 3522-4311
Fonte: Assessoria de Imprensa