A entrevista da quinta-feira (04), do programa Mente Saudável da Rádio Life FM, foi com a psicóloga Vanessa Lheti, especialista em Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC), que nos falou sobre os impactos dos traumas de infância na saúde mental dos adultos.
Os traumas de infância são eventos ou experiências perturbadoras que podem afetar negativamente o desenvolvimento cognitivo, emocional e comportamental de um indivíduo. Traumas esses que podem envolver situações em que a criança se sentiu ameaçada, desamparada, vulnerável ou impotente.
A pessoa que sofreu traumas de infância pode formar crenças negativas sobre si mesma, os outros e o futuro. Com os mais comuns sendo os abusos sexuais e emocionais, em sua maioria ocorrendo dentro das residências familiares os chamados núcleos familiares.
Os principais comportamentos mal-adaptativos derivados dos traumas de infância são justamente os destrutivos, como o abuso de substâncias (álcool e drogas), a automutilação, o isolamento social, e os comportamentos violentos, como entrar facilmente em brigas, e quebra de leis.
Os possíveis problemas originados dos traumas de infância são os transtornos depressivos, ansiedade, estresse pós-traumático (TEPT), alimentares e de personalidade.
A forma que a Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) trabalha os traumas de infância é pela: Resiliência psíquica, a ajuda na auto eficácia, desenvolvimento de relacionamentos sociais, foco na resolução de problemas, promoção de hábitos saudáveis. Regulação emocional, na reestruturação cognitiva, trabalho com as emoções, além do monitoramento e avaliação do progresso.
Acompanhe as próximas entrevistas, ao vivo, com a psicóloga Vanessa Lheti, semanalmente, na Rádio Life FM, pelo Youtube ou Facebook.