10 de novembro de 2021

Sábado tem teatro em Adamantina: Cia. Mênades & Sátiros apresenta ‘A morte do funcionário, de Anton Tchekhov

Sábado tem teatro em Adamantina: Cia. Mênades & Sátiros apresenta 'A morte do funcionário, de Anton Tchekhov

Adamantina volta, neste fim de semana, a fazer parte da rota dos teatros no interior paulista. As peças, que promovem muito mais que diversão, mas, principalmente, a reflexão, o conhecimento e estimula o pensamento crítico, são uma fonte cultural importante para a população.

 

A primeira apresentação ocorre neste sábado (13), quando o Anfiteatro Fernando Paloni recebe a Cia. Mênades & Sátiros com a peça ‘A morte do funcionário, de Anton Tchekhov’.

 

SINOPSE

O espetáculo vai te remeter a Rússia do século XIX. Em algum teatro daquele país, o oficial de justiça Ivan Dimitri Tcherbiakov assiste a ópera ‘Os Sinos de Comeville´. Nem rompante ele espirra e se dá conta que borrifou no pescoço de um senhor sentado à sua frente: general Brizjalov!

 

Transtornado, Dimitri tenta pedir desculpas e percebe, no olhar do general, um leve desconforto. E a partir desta má impressão se inicia a busca infindável de uma resposta sincera do general ao mais sincero pedido de desculpas do oficial de justiça.

 

No conto original, do autor russo Anton Tchekhov, o que está em jogo é a matéria humana, pois evoca a partir de um pequeno espirro uma narrativa singular que traz à tona a discussão e reflexão sobre as instâncias do poder, da ética, da solidão, de certa surdez epidêmica e de uma profunda inquietação e descrença do ‘outro’.

 

Nessa versão teatral da Cia. Mênades & Sátiros, o jogo de cena explode as múltiplas leituras da breve história de Tchekhov e aposta na teatralidade como força motriz da narrativa.

 

Dois atores assumem todas as personagens da dramaturgia e o desespero do funcionário russo, por ver nem situação banal o reflexo de todos os seus infortúnios em vida, dá o tom de cada cena. “Afinal, até que ponto é possível se humilhar como funcionário para ser aceito como ser humano?”, propõe a reflexão.

 

COMO ASSISTIR

A apresentação é gratuita, mas necessária a retirada antecipada dos convites na Biblioteca Pública Jurema Citeli. São apenas 40 lugares.

 

A distribuição, por ordem de chegada, ocorre das 9h às 17h até sexta-feira (12). O espetáculo acontece no sábado, às 20h.

 

GRUPO TEATRAL

Você se interessa pelos palcos do teatro? Além de promover diversos espetáculos, já agendados, a Secretaria de Cultura e Turismo iniciou as tratativas para a formação de um grupo teatral em Adamantina.

 

Pessoas de ambos os sexos, acima dos 14 anos de idade, podem se inscrever diretamente na Biblioteca até 30 de novembro. A primeira seleção acontece em 12 de dezembro e o início dos trabalhos, com oficinas e ensaios, a partir de janeiro do próximo ano.

 

Com o auxílio de dramaturgos ou de situações improvisadas, de diretores e técnicos, o espetáculo teatral tem como objetivo apresentar uma situação e despertar sentimentos no público.

 

Para quem participa das oficinas e dos grupos teatrais, trata-se de um divisor de águas na formação psicológica e de caráter do indivíduo.

 

Segundo o secretário de Cultura e Turismo Sérgio Vanderlei, a formação de um grupo teatral resgatará uma tradição de Adamantina. “Já fomos referência quando o assunto era artes cênicas e será uma imensa satisfação trazer de volta esta maravilhosa arte”, comenta. “Sabemos da importância que o teatro tem na formação de uma pessoa”.

 

Fonte: Assessoria de Imprensa

Compartilhe esta notícia