6 de maio de 2019

SAAMA resgata abelhas nativas de árvores suprimidas próximas a Santa Casa de Adamantina

SAAMA resgata abelhas nativas de árvores suprimidas próximas a Santa Casa de Adamantina
Ação de resgate só foi possível, porque a pasta realizou no ano passado uma capacitação com 22 funcionários do corpo técnico sobre a importância das abelhas e como deve ser realizado o regaste dos enxames das abelhas sem ferrão

Devido às melhorias que estão sendo realizadas na Santa Casa de Adamantina, pelos reeducandos do Centro de Progressão Penitenciária de Pacaembu (CPPP), a Prefeitura de Adamantina, por meio da Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente (SAAMA), executou a supressão de três espécies arbóreas localizadas na Avenida Vitorio Romanini, próximo a entrada.

Antes da supressão, uma equipe da pasta esteve no local para executar uma vistoria e identificar ninhos ou enxames de abelhas. A vistoria encontrou dois enxames de abelhas das espécies Arapuá (Trigona spinipes) e Borá (tetragona clavipes).
Por conhecer a importância das abelhas nativas, a SAAMA acionou seu corpo técnico para o resgate, preservando assim o meio ambiente.
Os dois foram resgatados devido ao corte meticuloso nas árvores e no período da noite, uma equipe de voluntários fez o transporte para um meliponário da região.

Essa ação de resgate só foi possível porque a pasta realizou no ano passado, uma capacitação com 22 funcionários do corpo técnico, sobre a importância das abelhas e como deve ser realizado o regaste dos enxames das abelhas sem ferrão.

Na oportunidade, o Prof. Dr. Vagner Amado Belo de Oliveira, pró-reitor de Extensão, Prof. Dr. José Aparecido dos Santos, pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação e o técnico em Meio Ambiente, Rodrigo Ruiz Pereira, trataram inicialmente sobre a importância das abelhas para a agricultura e para o meio ambiente.

Na aula prática, os funcionários conheceram o meliponario da UniFAI, e realizaram o transporte de um enxame de Jatai (Tetragonisca angustula), que estava alocado em bambu para a caixa racional.

PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE ADAMANTINA
Jornalista Natacha Dominato

Redação – Kako de Oliveira

Abelhas   Saama
Compartilhe esta notícia