10 de abril de 2019

SAAMA leva alunos da Instituição Capaz a Estação de Tratamento de Esgoto de Adamantina

SAAMA leva alunos da Instituição Capaz a Estação de Tratamento de Esgoto de Adamantina
Estudantes do Projeto Capaz foram conhecer a estação de coleta e tratamento de esgoto de Adamantina

Os alunos foram conhecer o sistema de coleta e tratamento de esgoto no município

Com o objetivo de gerar conhecimento a respeito da operação do sistema de coleta e tratamento de esgoto realizado pela Sabesp em Adamantina e da importância da ação para a saúde pública, a Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente (SAAMA), possibilitou a visita de três turmas da Instituição Capaz de Adamantina a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), situada na cidade.
As visitas ocorreram nos dias 1, 2 e 6 de abril, guiadas pelo engenheiro ambiental Daniel Mendes, pela química Ariane Peluco e pelo engenheiro JulioVillagra, da Sabesp e pelo engenheiro ambiental da Prefeitura e interlocutor suplente do município VerdeAzul, William Bachega.
A ação atende a diretiva do Município VerdeAzul intitulada de Esgoto Tratado. “A diretiva Esgoto Tratado visa incentivar os municípios a zelar pelo saneamento básico, de forma que atinge diretamente a saúde pública e na boa qualidade dos recursos hídricos. Desta forma, é de suma importância divulgar a população o tratamento de esgoto que é feito no município pela Sabesp”, explica o interlocutor do Município VerdeAzul, William Bachega.
Durante a visita, os alunos puderam entender a importância do tratamento de esgoto e como a falta de saneamento básico é responsável pela proliferação de inúmeras doenças parasitárias e infecciosas, além da degradação do corpo da água. A disposição adequada dos esgotos é essencial para a proteção da saúde pública.
A companhia de saneamento ressalta que, mensalmente, são retiradas em média 16 toneladas de resíduos descartados inadvertidamente pela população em pias, ralos e vasos sanitários. O material, que fica retido no gradeamento, na chegada às ETEs, é enviado para um aterro sanitário licenciado em Presidente Prudente, depois de devidamente seco.
Entre os resíduos encontrados estão peças de roupas, fraldas descartáveis, escovas, pastas de dentes e embalagens plásticas em geral. Todos estes materiais deveriam ser destinados às lixeiras e não a rede de esgoto, assim como o óleo de cozinha, que deve ser armazenado em garrafas plásticas e entregue em pontos de coleta para reciclagem.

Jornalista Natacha Dominato

Prefeitura do município de Adamantina

Colaborou: Assessoria de Imprensa da Sabesp

Compartilhe esta notícia