A Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente, informa que a 2º etapa da vacinação contra a febre aftosa ocorre durante o mês de novembro.
Nos meses de vacinação (maio e novembro), todo criador de bovinos e búfalos deve procurar uma loja de produtos agropecuários e comprar a vacina contra febre aftosa para todos os seus animais, incluindo os bezerros, lembrando sempre de exigir a nota fiscal.
A vacina deve sair da loja sempre em um isopor com três partes de gelo para cada parte de vacina para garantir a conservação da vacina à temperatura ideal (2 a 8 ºC).
A febre aftosa é uma doença altamente contagiosa e se espalha rapidamente, os animais têm febre, aftas na boca, nas tetas e entre as unhas, se isolam dos outros animais, babam, mancam, arrepiam o pelo e param de comer e beber.
A doença é transmitida através de um vírus que está presente na saliva, no líquido das aftas, no leite e nas fezes dos animais doentes.
Qualquer objeto ou pessoa que tenha contato com essas fontes de infecção se torna um meio de transmissão para outros rebanhos. A transmissão para humanos é raríssima. Qualquer pessoa que verifique os sintomas nos animais deve comunicar imediatamente ao serviço veterinário, o mesmo fará a inspeção no animal e tomar as providências necessárias. A vacinação é fundamental para a erradicação e prevenção da doença.
Após vacinar o gado, o criador deve comunicar o órgão oficial de Defesa Agropecuária com a nota fiscal da vacina, a ficha de Certificação de Vacinação Contra Febre Aftosa, o CPF do criador e a quantidade de animais de responsabilidade do criador.
Nadine Carolina Bento Silva, Engenheira Ambiental e Interlocutora do Município VerdeAzul.
PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE ADAMANTINA
Jornalista Ludhmila Jorge