Em julgamento pelo Tribunal do Júri nesta quinta-feira (6) no Fórum de Flórida Paulista, o réu Lucas dos Santos Silva, acusado de tentativa de homicídio qualificado ocorrida em novembro do ano passado, no município, foi absolvido das acusações ganhou a liberdade. Ele estava preso desde o crime.
Na sessão do Tribunal do Júri a acusação foi exercida pelo promotor de justiça do Ministério Público do Estado de São Paulo. Já a defesa do acusado foi realizada pelo advogado Alexandre Lima Ramenzoni. Após as exposições e debates, o tema foi apreciado na sala secreta. Conforme o advogado, no quesito onde os jurados são questionados se absolvem ou condenam o réu, ele foi absolvido.
Após a decisão do conselho de sentença, com jurados da comunidade representando a sociedade civil de Flórida Paulista, o juiz presidente da sessão do júri declarou improcedente a pretensão punitiva do acusado, decretando sua absolvição. “Tendo em vista a sentença absolutória proferida por este Tribunal do Júri, que tem soberania em seus vereditos, o réu poderá responder a eventual recurso em liberdade. Expeça-se o Alvará de Soltura”, narra o termo de audiência expedido.
O caso
O homem acusado é de Pedreiras (MA) e trabalhava na lavoura, em Flórida Paulista. Conforme dados públicos sobre o caso, disponíveis no site do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, ele foi denunciado por suposta infração penal ao artigo 121, § 2º, inciso II e IV, do Código Penal (homicídio qualificado).
De acordo com a peça acusatória, na madrugada do dia 21 de novembro de 2021, no interior de uma residência localizada na Avenida Manoel García Redondo, centro de Flórida Paulista, ele tentou matar um homem, colega de trabalho com golpes de faca, produzindo ferimentos.
De acordo com a peça acusatória, no dia anterior aos fatos, a vítima havia se negado em ir comprar mais bebidas alcoólicas para juntos consumirem, ocasião na qual Lucas o agarrou pelo pescoço e o chutou, quando foram separados por uma terceira pessoa, morador da mesma casa onde todos residiam.
Consta na peça acusatória que o réu, inconformado com a postura do colega em se opor a buscar bebidas alcoólicas, foi até o quarto em que a vítima dormia e desferiu golpes de faca contra ele, atingindo o abdome, mãos e cabeça, o que se deu na madrugada do dia 21 de novembro. Os outros moradores da casa acordaram com gritos de pedido de socorro do homem ferido, se dirigiram até o quarto, onde presenciaram Lucas em cima do colega, praticando a agressão.
O acusado das agressões foi desarmado pelos moradores, e conseguiu fugir, porém foi preso em flagrante logo após o crime, onde aguardou julgamento. A vítima foi socorrida e encaminhada ao hospital, e se recuperou dos ferimentos.
Fonte: Siga Mais