24 de abril de 2021

Restaurantes, salões de beleza, barbearias e academias podem reabrir a partir deste sábado

Restaurantes, salões de beleza, barbearias e academias podem reabrir a partir deste sábado
Nova etapa da fase de transição começou neste sábado e atinge novos setores da economia.

Começou neste sábado (24) a segunda etapa da fase de transição do Plano SP, de reabertura da economia, face à redução dos indicadores de casos, internações e óbitos pela Covid-19.

 

Nesta nova semana estão autorizados a funcionar, com atendimento presencial, os restaurantes e similares (lanchonetes, casas de sucos, bares com função de restaurante) e salões de beleza, barbearias e similares. Esses setores podem realizar atendimento com público no período das 11h às 19h. Também estão autorizados a reabrir as academias e clubes, que devem ter jornada de atendimento presencial de oito horas diárias, distribuídas no período das 6h às 19h. Assim, respeitando o limite de oito horas diárias, cada academia pode definir seu horário.

De acordo com o governo do estado de São Paulo, esses espaços devem observar todos os protocolos sanitários vigentes de higiene e distanciamento social, já conhecidos na pandemia. A fim de evitar aglomerações, a capacidade de ocupação permitida nos estabelecimentos na fase de transição será de 25%.

 

O toque de recolher continua em vigência em todo o Estado, das 20h às 5h, assim como a orientação para o teletrabalho para as atividades administrativas não essenciais e escalonamento de horário na entrada e saída das atividades do comércio, serviços e indústrias.

 

Desde domingo passado (18) está autorizada a flexibilização para o setor do comércio, incluindo lojas de shopping, com funcionamento permitido das 11h às 19h. Também está permitida a realização de cerimônias e cultos religiosos com restrições, desde que seguidos rigorosamente todos os protocolos de higiene e distanciamento social.

 

A próxima atualização do Plano SP acontece na próxima sexta-feira (30), com vigência a partir do dia 1 de maio.

 

SP tem queda de mais de 23% de mortes por COVID-19 após 2 meses em alta

Ontem (23) o governo de São Paulo anunciou nesta sexta-feira (23) uma queda de 23,6% no número de mortes por Covid-19 no estado, após oito semanas consecutivas com indicadores em ascensão. A Secretaria de Saúde do Estado também confirmou que os números de internações e de casos confirmados de coronavírus vêm caindo semanalmente desde março.

 

Atualmente, a média diária das mortes em decorrência de casos graves da Covid-19 é de 621 nesta semana epidemiológica, contra 813 no período anterior.

 

Desde meados de fevereiro, o número de mortes apontava crescimento semanal, com médias que saltavam em mais de cem óbitos a cada nova semana. Patamares abaixo dessa média começaram a ser constatados a partir da segunda quinzena de março, simultaneamente ao período de vigência da Fase Emergencial do Plano São Paulo.

 

A média de casos também caiu desde a última semana, em 14,3%, passando de 14.921 para 12.784 infectados. O auge de casos foi verificado três semanas atrás, com 16.453 casos na semana epidemiológica verificada entre os dias 4 e 10 de abril.

 

Já as internações tiveram declínio de 4,5%, baixando de 2.411 para 2.303 nestas duas últimas semanas. Neste caso, a tendência de queda é sustentada desde a última semana de março, que chegou a atingir 3.381 hospitalizações por Covid-19.

 

Fonte: Siga Mais

Compartilhe esta notícia

Ouça Ao Vivo

Apoio Cultural

As mais lidas de hoje

Apoio Cultural

As mais lidas da semana

Apoio Cultural

As mais lidas do mês