Rádio Life FM

Residência Pedagógica do Centro Universitário de Adamantina promove projeto Ativamente

Projeto aplicado na EMEF Eurico Leite de Morais visa a estimulação cognitiva

Com o objetivo de estimular habilidades preditoras de aprendizagem, tais como memória, atenção, percepção, planejamento e execução de ações, o Programa Residência Pedagógica (PRP) do Centro Universitário de Adamantina desenvolve o projeto Ativamente na EMEF Eurico Leite de Morais.

Produzido junto aos estudantes residentes sob a supervisão da Profª Ma. Siomara Ladeia Marinho, o projeto é voltado aos alunos do 5º ano do Ensino Fundamental orientados pela professora preceptora Jacqueline Marques e com o apoio da direção da escola.

A preceptora Jacqueline Marques disse que as atividades são desenvolvidas para melhorar o desempenho cognitivo dos estudantes, além de facilitar a realização de atividades pedagógicas propostas em sala de aula. “Durante a vivência foi notada a relevância da troca de conhecimento e aprendizado contínuos”, relata.

A professora supervisora Siomara afirma que a estimulação de habilidades cognitivas tem impacto poderoso no desenvolvimento. “Muitas crianças têm na escola a única oportunidade de receber estimulação, que auxiliam no desenvolvimento de determinadas habilidades. As crianças precisam estar motivadas e interessadas, cabendo ao mediador, propiciar momentos de aprendizagem relevantes”, completa.

“Agradeço ao Centro Universitário, ao Programa Residência Pedagógica, a todos os residentes, à preceptora Jacqueline Marques, direção e coordenação da EMEF Prof. Eurico Leite de Morais por receberem os bolsistas e acreditarem no programa”, finaliza.

O PRP é um programa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), que objetiva fomentar projetos institucionais de residência pedagógica implementados por instituições de Ensino Superior, contribuindo para o aperfeiçoamento da formação inicial de professores da educação básica nos cursos de licenciatura.

Por Prof.ª Ma. Siomara Ladeia Marinho, com informações do MEC

Revisão de Priscila Caldeira

Sair da versão mobile