17 de agosto de 2021

Região é encoberta por nuvem de fumaça

Região é encoberta por nuvem de fumaça
Nova Alta Paulista está sob alerta de baixa umidade, avisa o INMET.

Adamantina e região amanheceram encoberta por fumaça. A presença do forte cheiro já começou a ser percebida durante a madrugada e ficou ainda mais evidente durante a manhã, causando desconforto e reclamação entre os moradores.

 

Há relatos de fumaça e mau cheiro em diversas cidades da Nova Alta Paulista, como também a ocorrência de fumaças noticiadas em cidades como Presidente Prudente, Araçatuba e São José do Rio Preto.

 

Internautas atribuem a alta incidência de fumaça a um incêndio de grandes proporções ocorrido ontem (16) em uma área de vegetação às margens da Rodovia Marechal Rondon, em Araçatuba.

 

A fumaça decorrente desse incêndio pode ter relação com o fenômeno, mas não de maneira isolada, já que tem sido comum e frequente a ocorrência de incêndios em vegetação, em diferentes localidades.

 

Segundo especialistas, a somatória dessas ocorrências, a baixa umidade relativa do ar, o clima seco e com poucos ventos criam as condições para essas queimadas, pela ação humana, de maneira intencional ou acidental.

 

Alerta de baixa umidade para a Nova Alta Paulista

A região da Nova Alta Paulista está sob alerta de baixa umidade, segundo o INMET (Instituto Nacional de Meteorologia). O órgão publicou um alerta, com aviso iniciado ao meio dia de hoje, vigente até às 20h, com grau de severidade de “perigo potencial”. De acordo com o INMET, a umidade relativa do ar varia entre 30% e 20%.

Diante desse quadro, o INEMET recomenda que se faça o consumo de bastante líquido; seja evitado o desgaste físico nas horas mais secas; e evite exposição ao sol nas horas mais quentes do dia.

 

Fonte: Siga Mais

Compartilhe esta notícia