Os crescentes casos de Covid-19 na região de Presidente Prudente acenderam alerta para evitar um possível colapso na saúde pública. Diante disso, autoridades e órgãos decidiram que os municípios retornarão para a fase vermelha do Plano São Paulo – a mais restritiva.
O anúncio será feito ainda hoje, conforme informado pelo Estadão, e as medidas já entrarão em vigor a partir de amanhã. Desta forma, funcionarão apenas os serviços essenciais, como padarias, mercados e farmácias.
Ontem, a VEM (Vigilância Epidemiológica Municipal) de Presidente Prudente informou que há 73 moradores hospitalizados por conta da Covid-19, sendo 27 em UTI (Unidade de Terapia Intensiva). Até o momento, contabilizando os 45 municípios pertencentes ao DRS-11 (Departamento Regional de Saúde), a taxa de ocupação de leitos é de 92,94% para UTI e em 70,41% para leitos de enfermaria.
Ainda conforme o periódico Estadão, o governo de São Paulo estuda colocar todo o Estado na fase vermelha no Natal e réveillon. A medida será discutida hoje e valeria para os dias 25, 26, 27, 1, 2 e 3. A decisão final será tomada em reunião com secretários e Centro de Contingência.
Uma coletiva de imprensa está agendada para ocorrer hoje, às 12h45, nas redes sociais do Governo do Estado de São Paulo.
Leitos de UTI COVID:
- Taxa total de ocupação da região do DRS XI (todos os hospitais): 92,94%
- Taxa de ocupação apenas da Santa Casa Prudente e Hospital Regional de P.Prudente: 100%
- Taxa de ocupação dos hospitais particulares (Iamada e NS das Graças) 100%
Leitos Clínicos (Enfermaria):
- Taxa total de ocupação da região do DRS XI (todos os hospitais): 70,41%
- Taxa de ocupação apenas da Santa Casa Prudente e Hospital Regional de P.Prudente: 76%
- Taxa de ocupação dos hospitais particulares (Iamada e NS das Graças): 100%
Fonte: Censo Covid em 21/12/2020
Informação – O Imparcial Presidente Prudente