21 de novembro de 2024

Rede Promover Vida realiza 13º Encontro por uma Cultura de Paz e 8º Simpósio Regional de prevenção e posvenção do suicídio dia 25

Rede Promover Vida realiza 13º Encontro por uma Cultura de Paz e 8º Simpósio Regional de prevenção e posvenção do suicídio dia 25
Programação contará com palestras, oficinas e sarau da rede no período diurno; para o noturno haverá roda de conversa on-line

A Rede Promover Vida, um coletivo de instituições, profissionais e pessoas em prol da vida de Adamantina (SP) e região, da qual o Núcleo de Psicologia do Centro Universitário de Adamantina (NUPFAI) é membro e articulador, promove na próxima segunda-feira, 25, no Câmpus II, o 13º Encontro por uma Cultura de Paz de Adamantina/SP: ações de promoção à vida, prevenção do suicídio e outras violências e o 8º Simpósio Regional de prevenção e posvenção do suicídio.

 

A programação pela manhã e tarde, em formato presencial, prevê palestras, oficinas e sarau da Rede. Já no período noturno haverá uma roda de conversa on-line. O destaque desta edição será a presença do psicólogo Paulo Vitor Navasconi, mestre e doutor em Subjetividade e práticas sociais na contemporaneidade pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), coautor do livro (Re)pensando o suicídio: subjetividades, interseccionalidade e saberes pluriepistêmicos, vencedor da 9ª edição do Prêmio da Associação Brasileira das Editoras Universitárias (ABEU) na categoria Melhor Livro das Ciências Humanas.

 

Outro destaque da programação é a participação da terapeuta ocupacional e docente aposentada da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC), Maria de Lourdes Feriotti, que irá ministrar às 13h sobre a importância do trabalho multidisciplinar em redes com a palestra “Costurando diversidades e tecendo a paz: a colcha de retalhos como metáfora das relações transdisciplinares”.

 

Diferente dos anos anteriores em que os encontros de caráter comunitário e científico eram realizados próximo à data de 10 de setembro, o dia internacional de prevenção do suicídio, nesta edição ocorrerá no mês de novembro no qual o dia 20 é marcado pelo Dia da Consciência Negra e o dia 23 é o Dia Internacional do Sobrevivente Enlutado por Suicídio.

 

A supervisora de estágio, coordenadora do Núcleo de Psicologia da FAI, membro e articuladora da Rede, Prof.ª Dra. Ana Vitória Salimon-Santos, convida a comunidade a participar das atividades e comenta a respeito da organização das oficinas.

 

“As oficinas trazem a potência do trabalho dos profissionais e dos órgãos da Rede Promover Vida com uma multiplicidade de temas e focos que se relacionam com a prevenção e posvenção do suicídio de outras violências”, afirma.

 

A roda de conversa on-line no período noturno irá tratar sobre o tema “H(A) vida após a perda de uma pessoa querida por suicídio”, quando falarão duas mães enlutadas por suicídio, “que vão abordar possibilidades de vida posterior à perda – grupos de apoios, e materiais de prevenção”.

 

As inscrições para o encontro devem ser realizadas pelo site fai.com.br e no local, mediante a existência de vagas. “Agradecemos a todos os parceiros, colaboradores, que estão se dedicando para que este encontro ocorra”, finaliza.

 

Mais detalhes sobre a programação podem ser conferidos no site da FAI.

 

Por Priscila Caldeira

Compartilhe esta notícia