11 de janeiro de 2023

Quase 20 mil pessoas presas em SP fazem o Enem nesta terça e quarta-feira (10 e 11/01)

Quase 20 mil pessoas presas em SP fazem o Enem nesta terça e quarta-feira (10 e 11/01)
Número aumentou 12,75% em comparação com o Enem passado; na região de Presidente Prudente, a alta foi de 11%, com 2.608 presos participantes

A Secretaria da Administração Penitenciaria (SAP) inscreveu, neste ano, 19.597 presos no Exame Nacional do Ensino Médio para Privados de Liberdade (Enem PPL) ante 17.380 do último exame, um aumento de 12,75% no Estado. Nas unidades prisionais da região de Presidente Prudente, houve cerca de 11% de aumento, saltando de 2.351 participantes para 2.608, de um ano para o outro.  As provas estão sendo aplicadas nesta terça-feira (10) e amanhã (11) nas unidades penais do Estado de São Paulo.

O Enem PPL avalia o desempenho do reeducando que terminou o Ensino Médio e, a partir de critérios utilizados pelo Ministério da Educação (MEC), permite que ele tenha acesso ao Ensino Superior com programas como Sistema de Seleção Unificada (SISU) e Programa Universidade para Todos (ProUni) e Financiamento Estudantil (Fies).

A avaliação é realizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Segundo o órgão, as provas têm o mesmo grau de dificuldade do Enem regular, realizado em novembro de 2022. Os dados regionais referem-se às unidades de Caiuá, Dracena, Flórida Paulista, Irapuru, Junqueirópolis, Lucélia, Marabá Paulista, Martinópolis, Osvaldo Cruz, Pacaembu, Pracinha, Presidente Bernardes, Presidente Prudente, Presidente Venceslau, Tupi Paulista.   

O exame anual é um instrumento valioso no processo educacional desenvolvido nas unidades prisionais. Principalmente por possibilitar acesso ao Ensino Superior, contribuindo com o trabalho diário de reintegração social da SAP. Os presos que participam da avaliação reforçaram os estudos nos últimos meses para garantir um bom desempenho no Enem PPL.

 

Fonte: Eliane de Oliveira Borges

Compartilhe esta notícia

Ouça Ao Vivo

Apoio Cultural

As mais lidas de hoje

Apoio Cultural

As mais lidas da semana

Apoio Cultural

As mais lidas do mês