26 de fevereiro de 2024

Qual o Reflexo da Humanidade no Espelho da vida?

Qual o Reflexo da Humanidade no Espelho da vida?

Solange Lisboa

Às vezes pergunto-me se já vivi demais para ver, ouvir e assistir coisas que nunca imaginei que pudessem acontecer.

Não que acredite que, antigamente, as coisas fossem diferentes ou as maldades não existissem. Não, não é isso, mas o que percebo é que hoje as pessoas não têm consciência do que de fato é mau, ou quais atitudes que não se deveria nunca tomar. Parece que a maioria de nós, humanos, perdeu o rumo e a humanidade. E fazem questão de parecer nas mídias ostentando suas bandeiras, ainda que manchadas do sangue de suas vítimas, sem o menor constrangimento.

É inevitável ter contato com as redes sociais, pois hoje, as conexões são necessárias para não ficarmos à margem da sociedade ou do mundo.  Caminham a passos largos as comunicações via satélite, fibra ótica, wi-fi e tudo o mais que assustadoramente voa; não caminha, nem corre; verdadeiramente voa.

Diante de tanto avanço, de tantos meios para facilitar a interação entre todos, de todos os credos, de todas as etnias, de todas as classes sociais, de todos os níveis de conhecimentos, nos deparamos com opiniões, relatos, questionamentos e atitudes tão absurdas que parece que voltamos idade da pedra.

 

É patético assistir pessoas defendendo genocídio, tortura, assassinato de crianças; pessoas que apoiam a mentira, a discriminação, o racismo, a fome etc.

Como podemos fazer parte da mesma raça” Humana” e não ter empatia por aqueles que são semelhantes a nós?  Como podemos praticar a idolatria, colocando no altar da própria vida, governantes que com arrogância, decidem quem vive e quem morre? Que se assentam no lugar de Deus como se fossem o próprio Deus, mas são guias cegos, de uma multidão de cegos.

Hoje podemos ouvir autoridades, constituídas pelo povo, defendendo coisas terríveis e quando alguma dessas autoridades, tem honradez e coragem para chamar o crime pelo nome, então esse é criticado, escarnecido e tratado como “persona non grata”!

O mundo perdeu o senso, o rumo, não tem um cerne, porque esqueceram o amor, a empatia e tudo o que conseguem ter, em termos do que consideram de valor, podem guardar em cofres de bancos. São esses valores, que infelizmente tem movido a humanidade que tristemente, e de cabeça baixa, caminha para o abismo.

O que vamos fazer com as riquezas conquistadas a peço do sangue de milhares de vidas?

Qual será a desculpa para defender a maldade indiscriminada?

Será que quando for colocado diante de seus olhos o espelho da vida, conseguira manter o olhar firme e a cabeça erguida?

Quando seus descendentes, assistirem seus vídeos que ganham a internet e viralizam, defendendo barbaridades, será que ficarão orgulhosos?… Ou será que se esconderão nos seus palácios e apodrecerão de tanta miséria causada por essas atitudes?

Acho que vivi demais, a ponto de me decepcionar com as pessoas, e me envergonhar de fazer parte desta raça “Humana”.

Solange Lisboa 22/02/2024

Escritora/poeta

@solnlisboa

[email protected]

 

Compartilhe esta notícia