13 de novembro de 2020

Psicólogo João Franco fala sobre Ansiedade: o mal do século

Psicólogo João Franco fala sobre Ansiedade: o mal do século

Nesta terça-feira (10), o psicólogo João Franco trouxe ao programa IntensaMente um tema que faz parte da vida de muitos seres humanos, em especial dos brasileiros: a Ansiedade.

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil tem o maior número de pessoas ansiosas do mundo: 18,6 milhões de brasileiros (9,3% da população) convivem com o transtorno.

O psicólogo ressaltou que nem sempre a ansiedade é uma doença. A ansiedade em si trata-se de uma reação natural do corpo ao stress. É um estado emocional caracterizado por sentimentos de tensão e preocupação.

Em seu estado “normal”, a ansiedade é saudável para o indivíduo, pois ela o impulsiona para realizar projetos, prosperar e planejar o futuro. O que se torna alarmante é o excesso desse sentimento.

No programa, João falou que,
dependendo da frequência e da intensidade dos sintomas, a ansiedade pode se tornar uma patologia de diversas formas, tais como: transtorno depressivo, certos transtornos de personalidade, transtorno de ansiedade generalizada (TAG), transtornos alimentares; transtorno de pânico, transtorno obsessivo compulsivo (TOC), etc.

O assunto é vasto e complexo. Sendo assim, é provável que o assunto volte a ser tema de um programa futuro.

 

Para conferir o programa da última terça-feira na íntegra, acesse o link:

Compartilhe esta notícia