28 de abril de 2023

Psicologia promove oficinas e mesa-redonda para o Dia Nacional da Luta Antimanicomial

Psicologia promove oficinas e mesa-redonda para o Dia Nacional da Luta Antimanicomial
Evento será realizado dia 16, no Câmpus II, nos períodos da tarde e noite

O curso de Psicologia do Centro Universitário de Adamantina promove todos os anos um evento para discutir o Dia Nacional da Luta Antimanicomial, comemorado em 18 de maio no Brasil. A temática é de grande importância para os profissionais que trabalham com a saúde mental e as pessoas que vivem e convivem com os transtornos mentais.

Para celebrar a data, serão ministradas oficinas de Arteterapia dia 16, no Câmpus II, a partir das 14h e uma mesa-redonda às 19h45 intitulada “Os desafios da Luta Antimanicomial e dos Serviços de Saúde Mental”.

Nesta edição, há parceria com o curso de Enfermagem, que realiza neste período a semana acadêmica. As ações são organizadas e desenvolvidas pelas docentes responsáveis pelos estágios básicos em Psicologia e pelos discentes destas disciplinas.

“Serão abordados pelos palestrantes convidados os fatos históricos de filiação e engajamento no processo de reforma psiquiátrica, principalmente do estado de São Paulo, bem como relatos de experiências profissionais no âmbito da Psicologia e da Enfermagem em CAPS e outros serviços de saúde mental, inclusive internacionais”, explica a coordenadora do curso de Psicologia, Prof.ª Dra. Thaísa Angélica Déo da Silva Bereta.

A data deu visibilidade ao movimento da Luta Antimanicomial, que adota o lema “Por uma sociedade sem manicômios” e inaugura uma proposta de reforma psiquiátrica brasileira.

Programação e minicurrículo dos participantes

 

Cada oficina de arteterapia tem 30 vagas para participação. As inscrições para as oficinas devem ser realizadas até o dia 12 de maio, uma sexta-feira, pelo link https://forms.gle/zzTDTsLv9RjMMbtJ9

Às 14h do dia 16 haverá a oficina de Colcha de Retalhos aos usuários do Centro de Atenção Psicossocial de Adamantina (CAPS) na sala 2 do bloco I. Às 17h serão ministradas oficinas de Arteterapia, para a produção de chaveiros de mandala, flores de papel crepom e vidro luminária, nas salas 3, 4 e 5 do bloco I. Para a oficina de vidro luminária há a necessidade de levar um pote de vidro.

Às 19h no auditório Miguel Reale, bloco I do Câmpus II, será realizada a recepção dos participantes e exposição de fotos da reforma Psiquiátrica Brasileira. Às 19h20 haverá um sarau de apresentação musical e de poesias. Às 19h45 ocorrerá a mesa-redonda: “Os desafios da Luta Antimanicomial e dos Serviços de Saúde Mental”.

O Prof. Dr. Marcelo Azeredo Rodrigo ministrará sobre a “Abertura Democrática e Serviços de Saúde mental: participação em duas experiências e avaliação de resultados”. O psicólogo, com formação avançada em Psicoterapia pela Scuola Superiore di Specializzazione in Psicologia Clinica (SSSPC/Roma), tem doutorado em Ciências da Educação pela Università Pontificia Salesiana de Roma, na Itália. Em Psicoterapia, segue uma abordagem integrativa, com destaque para a Análise Transacional, clássica e de última geração.

A Prof.ª Dra. Isabel Victoria Marazina irá apresentar sobre “A memória como processo de filiação e engajamento – o processo da reforma psiquiátrica no Estado de São Paulo”. A professora Isabel é graduada em Psicologia pela Universidad Católica de Córdoba na Argentina (1972), mestra em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2004) e doutora em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo (USP), em 2012. Atualmente é pesquisadora da USP e psicanalista de clínica particular.

A enfermeira especialista em Atuação Docente em Saúde e mestranda em Enfermagem pela Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (FAMERP), Débora Maria Salimon Pinto, falará a respeito da Enfermagem no contexto da Reforma Psiquiátrica: a visão de dentro do CAPS.

Débora é graduada nas então Faculdades Adamantinenses Integradas (FAI) em 2002. Atualmente é enfermeira da secretaria de saúde de São José do Rio Preto, lotada em um CAPS II, ocupando o cargo de gerência.

 

Por Priscila Caldeira

Compartilhe esta notícia

Ouça Ao Vivo

Apoio Cultural

As mais lidas de hoje

Apoio Cultural

As mais lidas da semana

Apoio Cultural

As mais lidas do mês