Projeto de extensão do curso de Direito passa a criar conteúdos digitais em diferentes mídias
Agora três estudantes integram equipe do Juridicando, formada antes somente pelos docentes Igor Terraz Pinto e José Eduardo Lourencini
Em seu terceiro ano de existência, o Juridicando, projeto de extensão do curso de Direito do Centro Universitário de Adamantina, sob a orientação do Prof. Me. José Eduardo Lima Lourencini e vinculado ao Programa FAI-Cidadã, coordenado pela Prof.ª Dra. Fernanda Stefani Butarelo, se consolida como um canal de comunicação do curso, divulgando seus eventos e ações.
Nos seus dois primeiros anos, o Juridicando se estruturou como um podcast, ou seja, um programa de entrevistas semanal, que, ancorado pelos professores Igor Terraz Pinto, coordenador do curso de Direito da FAI, e José Eduardo Lima Lourencini, contou sempre com a participação de alunos e alunas, por meio de entrevistas a inúmeras personalidades do universo do Direito, nos âmbitos regional, estadual e nacional.
A partir de 2024, o Juridicando ganhou um importante reforço: é formado por uma equipe, que, além dos professores Igor e José Eduardo, conta com as estudantes Camila Canteiro, do 2º ano, Ana Flora Micali, do 4º, e os alunos César Forato, do 3º, e Bruno Poli, do 5º ano.
E as novidades não param por aí. O Juridicando também expandiu suas fronteiras, deixando de ser apenas um podcast, mas, sim, um produtor de conteúdo midiático voltado para a formação jurídica dos alunos do curso de Direito, com perfis no Instagram, Tik Tok e canal de notícias no WhatsApp, além de canal no YouTube.
Avaliação dos estudantes
Para Bruno Poli, mais do que um canal de comunicação, o Juridicando é uma oportunidade, “não só para os alunos do curso de Direito, mas a todos os ouvintes, tendo em vista a tamanha quantidade de informações e curiosidades que leva para as pessoas de forma dinamizada e harmônica”.
Ana Flora Micali destacou a importância do Juridicando para a construção da aprendizagem de temas relacionados ao Direito, tanto aos discentes da FAI quanto à própria comunidade de Adamantina e região. “É muito gratificante construir aprendizado e levar conhecimento à sociedade sobre questões de Direito”, afirma.
A estudante também ressalta a seriedade de um canal de notícias baseado em fontes oficiais, o que se mostra ainda mais importante em tempos de fake news: “O time sempre busca as notícias mais relevantes e se baseia em fontes oficiais para melhor conteúdo. Queremos atingir o máximo de pessoas possíveis e tornar o estudo, notícias e as atualizações mais democráticas”.
Desde o início do projeto, o Juridicando sempre teve como principal missão levar ao ouvinte conteúdos jurídicos em uma linguagem acessível a toda comunidade.
“O Juridicando vai muito além de um canal de mídias focado no universo jurídico. É um podcast que traz uma experiência única para o ouvinte, pois transforma assuntos complexos do Direito em conversas mais acessíveis e dinâmicas, que permitem tanto quem é do Direito, como quem não é, a compreensão do tema, formação de opinião e até interação sobre as percepções que teve”, reforça Camila Canteiro.
César Forato ressalta a contribuição do Juridicando como um verdadeiro disseminador de conhecimentos. “Com uma abordagem clara e descontraída, o Juridicando aborda temas jurídicos complexos de forma acessível e, principalmente, descontraída, tornando-se uma fonte enriquecedora de conhecimento para qualquer pessoa”. Destaca ainda que o trabalho desenvolvido pela equipe é de “extrema importância, não apenas para estudantes e profissionais do direito, mas para qualquer interessado no assunto”.
Ganho com nova estruturação
Para os professores Igor Terraz Pinto e José Eduardo Lima Lourencini, o Juridicando tem como principal objetivo se consolidar como um canal de comunicação do curso de Direito da FAI, entre docentes, discentes e comunidade em geral.
“A partir de 2024, com a constituição desta nova equipe, ganhamos fôlego e ideias novas, alinhadas com as necessidades de nossos alunos e alunas. É um projeto que colabora para a construção da aprendizagem de conteúdos jurídicos de forma diferente daquela tradicionalmente utilizada em sala de aula”, afirmam.
Acesso
Quer acompanhar o Juridicando? Nosso podcast é veiculado todas as terças-feiras, às 22h, e, às quartas-feiras, às 15h, na Rádio Cultura FM 99,3 Mhz. O Programa é transmitido ao vivo, às quartas-feiras, no canal do YouTube.
Quer acompanhar o Juridicando nas redes sociais? Acesse nosso site e encontre todos os links: https://juridicandopodcast.com.br/
Por Prof. Me. José Eduardo Lourencini
Revisado por Priscila Caldeira