19 de abril de 2024

Projeto de extensão do curso de Direito passa a criar conteúdos digitais em diferentes mídias

Projeto de extensão do curso de Direito passa a criar conteúdos digitais em diferentes mídias
Agora três estudantes integram equipe do Juridicando, formada antes somente pelos docentes Igor Terraz Pinto e José Eduardo Lourencini

Em seu terceiro ano de existência, o Juridicandoprojeto de extensão do curso de Direito do Centro Universitário de Adamantina, sob a orientação do Prof. Me. José Eduardo Lima Lourencini e vinculado ao Programa FAI-Cidadã, coordenado pela Prof.ª Dra. Fernanda Stefani Butarelo, se consolida como um canal de comunicação do curso, divulgando seus eventos e ações.

 

Nos seus dois primeiros anos, o Juridicando se estruturou como um podcast, ou seja, um programa de entrevistas semanal, que, ancorado pelos professores Igor Terraz Pinto, coordenador do curso de Direito da FAI, e José Eduardo Lima Lourencini, contou sempre com a participação de alunos e alunas, por meio de entrevistas a inúmeras personalidades do universo do Direito, nos âmbitos regional, estadual e nacional.

 

A partir de 2024, o Juridicando ganhou um importante reforço: é formado por uma equipe, que, além dos professores Igor e José Eduardo, conta com as estudantes Camila Canteiro, do 2º ano, Ana Flora Micali, do 4º, e os alunos César Forato, do 3º, e Bruno Poli, do 5º ano.

 

E as novidades não param por aí. O Juridicando também expandiu suas fronteiras, deixando de ser apenas um podcast, mas, sim, um produtor de conteúdo midiático voltado para a formação jurídica dos alunos do curso de Direito, com perfis no Instagram, Tik Tok e canal de notícias no WhatsApp, além de canal no YouTube. 

 

Avaliação dos estudantes

 

Para Bruno Poli, mais do que um canal de comunicação, o Juridicando é uma oportunidade, “não só para os alunos do curso de Direito, mas a todos os ouvintes, tendo em vista a tamanha quantidade de informações e curiosidades que leva para as pessoas de forma dinamizada e harmônica”.

 

Ana Flora Micali destacou a importância do Juridicando para a construção da aprendizagem de temas relacionados ao Direito, tanto aos discentes da FAI quanto à própria comunidade de Adamantina e região. “É muito gratificante construir aprendizado e levar conhecimento à sociedade sobre questões de Direito”, afirma.

 

A estudante também ressalta a seriedade de um canal de notícias baseado em fontes oficiais, o que se mostra ainda mais importante em tempos de fake news: “O time sempre busca as notícias mais relevantes e se baseia em fontes oficiais para melhor conteúdo. Queremos atingir o máximo de pessoas possíveis e tornar o estudo, notícias e as atualizações mais democráticas”.

 

Desde o início do projeto, o Juridicando sempre teve como principal missão levar ao ouvinte conteúdos jurídicos em uma linguagem acessível a toda comunidade.

 

“O Juridicando vai muito além de um canal de mídias focado no universo jurídico. É um podcast que traz uma experiência única para o ouvinte, pois transforma assuntos complexos do Direito em conversas mais acessíveis e dinâmicas, que permitem tanto quem é do Direito, como quem não é, a compreensão do tema, formação de opinião e até interação sobre as percepções que teve”, reforça Camila Canteiro.

 

César Forato ressalta a contribuição do Juridicando como um verdadeiro disseminador de conhecimentos. “Com uma abordagem clara e descontraída, o Juridicando aborda temas jurídicos complexos de forma acessível e, principalmente, descontraída, tornando-se uma fonte enriquecedora de conhecimento para qualquer pessoa”. Destaca ainda que o trabalho desenvolvido pela equipe é de “extrema importância, não apenas para estudantes e profissionais do direito, mas para qualquer interessado no assunto”.

 

Ganho com nova estruturação

 

Para os professores Igor Terraz Pinto e José Eduardo Lima Lourencini, o Juridicando tem como principal objetivo se consolidar como um canal de comunicação do curso de Direito da FAI, entre docentes, discentes e comunidade em geral.

 

“A partir de 2024, com a constituição desta nova equipe, ganhamos fôlego e ideias novas, alinhadas com as necessidades de nossos alunos e alunas. É um projeto que colabora para a construção da aprendizagem de conteúdos jurídicos de forma diferente daquela tradicionalmente utilizada em sala de aula”, afirmam.

 

Acesso

 

Quer acompanhar o Juridicando? Nosso podcast é veiculado todas as terças-feiras, às 22h, e, às quartas-feiras, às 15h, na Rádio Cultura FM 99,3 Mhz. O Programa é transmitido ao vivo, às quartas-feiras, no canal do YouTube.

 

Quer acompanhar o Juridicando nas redes sociais? Acesse nosso site e encontre todos os linkshttps://juridicandopodcast.com.br/

 

 

Por Prof. Me. José Eduardo Lourencini

Revisado por Priscila Caldeira

Compartilhe esta notícia

Ouça Ao Vivo

Apoio Cultural

As mais lidas de hoje

Apoio Cultural

As mais lidas da semana

Apoio Cultural

As mais lidas do mês