26 de fevereiro de 2019

Programa Saúde Itinerante da UniFAI (PSIU) inicia atendimentos na EMEF Prof.ª Teruyo Kikuta

Programa Saúde Itinerante da UniFAI (PSIU) inicia atendimentos na EMEF Prof.ª Teruyo Kikuta
Programa Saúde Itinerante da UniFAI (PSIU) iniciou nesta semana atendimentos na EMEF Prof.ª Teruyo Kikuta; programa é uma parceria entre UniFAI e Prefeitura, com atendimentos itinerantes na área de saúde

Foi apresentado nestas segunda e quarta-feira, dias 18 e 20, aos pais dos alunos dos períodos matutino e vespertino da Escola Municipal (EMEF) Prof.ª Teruyo Kikuta, na Vila Jardim, o Programa Saúde Itinerante da UniFAI (PSIU), uma iniciativa do Centro Universitário de Adamantina (UniFAI), por meio da Pró-Reitoria de Extensão, em parceria com a Prefeitura de Adamantina, com apoio das secretarias de Saúde e da Educação.

A solenidade reuniu representantes das instituições parceiras e a comunidade escolar, recepcionados pela diretora da Escola, Prof.ª Keli de Jesus, onde prefeito Márcio Cardim (DEM), o reitor da UniFAI, Prof. Dr. Paulo Sergio da Silva, o Pró-Reitor de Extensão, Prof. Dr. Vagner Amado Belo de Oliveira, detalharam a dinâmica do Programa.

Também se fizeram presentes ao ato os médicos e docentes de Medicina Prof. Dr. Joel Carlos Lastoria (Dermatologia) e Prof.ª Dra. Maria Stella de Mello Ayres Putinatti (Saúde Pública) e o assessor político Cléber Bragato, representante do deputado estadual Mauro Bragato (PSDB).

No evento, o prefeito parabenizou a parceria entre Prefeitura e UniFAI e a importância desta ação, objetivando a consolidação de Adamantina como um polo regional de saúde.

“Esse projeto de extensão da UniFAI é inovador e uma nova experiência. Através da parceria com a Prefeitura, secretarias de Educação e de Saúde e comunidade do bairro, visa fortalecer a saúde familiar e facilitar o acesso à saúde. As ações serão voltadas às avaliações, monitoramento e acompanhamento de saúde ambulatorial. O Programa Saúde Itinerante da UniFAI é totalmente voltado para o ensino e envolve vários cursos da área da saúde da Instituição”, informou o reitor da UniFAI, Prof. Dr. Paulo Sergio da Silva.

A diretora da escola se disse encantada com o PSIU por se tratar de algo que a Escola ou a Educação almejava há muito tempo. “Com esta parceria, podemos fortalecer os vínculos com a saúde do nosso público e a Educação. Este público que, muitas vezes aguarda meses para um atendimento com um especialista das modalidades que nos foram oferecidas, pôde ‘encurtar’ o caminho [de acesso à saúde] com o direcionamento da especialidade mais adequada para sua necessidade inicial. Sabemos que o não atendimento num destes campos de atuação afetará diretamente a aprendizagem e o rendimento das nossas crianças”, destacou a professora Keli de Jesus.

O PSIU

O PSIU objetiva fortalecer a saúde familiar, facilitar o acesso à saúde, realizar ações de avaliações, monitoramento e acompanhamento de saúde ambulatorial e promover a interação e integração da UniFAI junto à população.

As avaliações médicas dos estudantes atendidos na escola, com autorização dos pais, serão enviadas por meio de um provedor da Secretaria da Saúde de forma a criar uma ficha médica de cada aluno.

O Programa teve início em novembro de 2018 na Escola Municipal Eurico Leite de Moraes, na qual foram atendidas aproximadamente 160 crianças de seis a 11 anos nas especialidades de Pediatria, Dermatologia e Neurologia, através de um acompanhamento médico geral.

No primeiro momento, o Programa teve como piloto o “Projeto de Pediatria”, em que os alunos de Medicina, juntamente com profissionais (médicos) de cada área, realizaram avaliações junto às crianças da escola. Segundo o pró-reitor de Extensão, as avaliações contemplaram uma abordagem geral de cada criança, com observação ao peso, altura e acuidade visual.

A abordagem realizou também avaliações dermatológicas (saúde da pele), com avaliação e busca de doenças dermatológicas infecciosas e parasitárias, busca de casos de lesões pré-cancerosas e cancerosas e busca de casos de doenças genéticas em pele.

Outro núcleo do PSIU realizou avaliações neurológicas (saúde do sistema nervoso): com abordagem sobre o crescimento de desenvolvimento dos movimentos, habilidades motoras, coordenação motora e força muscular e busca de doenças neurológicas congênitas.

“Futuramente, outras áreas da saúde serão inseridas como Odontologia, Fisioterapia, Nutrição, Farmácia, dentre outros. O PSIU, na área da saúde, faz parte de uma trilogia de programas da Pró-Reitoria de Extensão que também envolve o esporte (ProEduc) e a agricultura (PPAF) em parceria com a Prefeitura de Adamantina”, completou o pró-reitor de Extensão Prof. Dr. Vagner Oliveira.

 

Por Daniel Torres

Compartilhe esta notícia