Uma equipe composta por docentes, bolsistas e colaboradoras, coordenada pelo Prof. Dr. José Aparecido dos Santos, realizou no último dia 20 uma orientação técnica ligada ao programa de Extensão Universitária “Qualidade Ambiental das Bacias Hidrográficas dos Rios Feio e Peixe: um estudo interunidades escolares”, do Centro Universitário de Adamantina, para atualização teórica de professores de Geografia da Diretoria de Ensino (DE) da Região de Tupã.
“Essa atividade teve como princípio aprofundar os temas curriculares que os professores recebem pela Secretaria de Educação. Neste caso, trata-se de slides cujo tema é ‘Bacias Hidrográficas e Regiões Hidrográficas’, que vai de encontro com a proposta do Programa, em consonância do Parâmetro Curricular Paulista”, explicou o Prof. José Aparecido.
A formação aconteceu em parceria com o dirigente de Ensino, Prof. César Lucas Vendrame e professores lotados na Oficina Pedagógica da DE Tupã, Prof. Rafael Simonetti (PEC Sociologia/Filosofia), Prof.ª Rosana Zamana (PEC Projetos Especiais) e Prof.ª Graciele Garcia (coordenadora de Equipe Curricular).
O grupo participante foi de 26 professores lotados em 26 unidades escolares de 12 cidades que pertencem à DE Tupã. “Como parte dos professores já acompanham o Programa desde 2023, dividiu-se em dois grupos, o de iniciantes e os já participantes”, acrescentou o coordenador do Programa.
Segundo ele, o objetivo do Programa é subsidiar os docentes das unidades escolares com fundamentações teóricas, técnicas e metodologias envolvidas nos estudos ambientais em bacias hidrográficas. “Principalmente aquelas onde a escola se encontra, incentivando os professores a terem a microbacia local como laboratório extraclasse para aprofundamento de conceitos socioambientais, uso de novas tecnologias e o uso da cartografia como ferramenta de reflexão”, destacou.
O Programa
O Programa de Extensão Universitária intitulado “Qualidade Ambiental nas Bacias Hidrográficas do Rios Feio/Aguapeí e Peixe: um estudo interunidades escolares” vem sendo executados nas Diretorias de Ensino e Secretarias Municipais de Educação parceiras. Ele busca executar um trabalho de Educação Ambiental, partindo dos elementos ambientais.
Ao incentivar a realização de estudos das nascentes e microbacia próximas das escolas, busca-se uma reflexão sobre a qualidade ambiental (positiva ou negativa) sobre o local, a ser concretizado pela comunidade escolar. “Trata-se de uma pesquisa realizada no Ensino Básico, que é sinônimo de uma iniciação científica de fato”, concluiu o Prof. Dr. José Aparecido dos Santos.
Por Prof. Dr. José Aparecido dos Santos
Revisado por Daniel Torres