Programa de Educação Ambiental inicia atividades com docentes da rede municipal de Panorama
Objetivo é difundir métodos de estudos sobre a qualidade ambiental das nascentes e rios próximos às unidades escolares
Com o objetivo de difundir métodos de estudos sobre a qualidade ambiental das nascentes e rios próximos às unidades escolares, uma equipe de extensionistas do Centro Universitário de Adamantina foi até Panorama (SP) realizar uma orientação técnica às professoras das escolas municipais de Ensino Fundamental.
Trata-se do Programa de Educação Ambiental (EA) intitulado “Qualidade ambiental nas bacias dos rios Aguapeí e Peixe: um estudo interunidades escolares”, coordenado pelo professor Dr. José Aparecido dos Santos.
Realizado em duas etapas, no período da manhã, com as professoras que lecionam no turno vespertino, e à tarde, com aquelas que lecionam no período matutino, durante o encontro houve uma apresentação do Programa, destacando que os grandes problemas ambientais da humanidade, como a perda de cobertura vegetal, contaminação, erosão do solo, crise climática e urbanização em áreas de risco têm suas raízes nas cidades onde as pessoas vivem.
Foi esclarecido que a metodologia a ser aplicada em Panorama será a mesma utilizada pelas escolas de outros municípios que aderiram ao programa, culminando em uma amostra representativa da qualidade ambiental das microbacias hidrográficas onde as escolas estão localizadas.
“Também foi discutida a importância da água como elemento essencial para a vida e a necessidade de tratá-la adequadamente, em conformidade com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)”, reforça o Prof. José Aparecido.
Etapas seguintes
As próximas etapas do trabalho em Panorama ocorrerão nos meses de outubro e novembro e incluirão a aplicação de habilidades em cartografia digital, utilizando a linguagem cartográfica como uma ferramenta importante para reflexão sobre o local. Além disso, será realizada a preparação de estudos de campo, conforme a metodologia de Célestin Freinet, que propõe transformar a natureza em uma extensão da sala de aula.
“Para organizar o estudo do meio, a equipe da FAI e a diretoria de Meio Ambiente do município farão previamente estudos técnicos das áreas que poderão ser visitadas. Após esse levantamento, os professores receberão uma nova orientação técnica sobre como conduzir o trabalho com os alunos”, detalha.
O docente finaliza destacando que o projeto é realizado graças à parceria entre a Secretaria de Educação do Município de Panorama, a Diretoria de Meio Ambiente e a FAI.
Por Prof. Dr. José Aparecido dos Santos
Revisão de Priscila Caldeira